.

.

Datas da Copa do Catar serão principal pauta de reunião da Fifa

12/03/2015

As datas dos jogos da Copa do Mundo de 2022, no Catar, os preparativos do Mundial de 2018, na Rússia, e a escolha do país sede dos Mundiais de Clubes de 2017 e 2018 serão os assuntos de destaque na reunião que o Comitê Executivo da Fifa realizará nos dias 19 e 20 deste mês em Zurique.

A Fifa confirmou nesta quarta-feira a agenda do encontro, no qual será tomada uma decisão definitiva sobre as datas da Copa de 2022. Será levada em conta a proposta de marcar o evento para novembro e dezembro a fim de fugir do verão no país.

A ideia, surgida após seis meses de consultas, foi apresentada oficialmente em 24 de fevereiro pelo próprio grupo de trabalho da Fifa que elabora o calendário internacional de partidas para o período entre 2018 e 2024.

Entre os argumentos a favor está o fato de que as duas cidades candidatas a receber os Jogos de Inverno de 2022 - Almaty (Cazaquistão) e Pequim (China) - preveem sua disputa para entre 4 e 20 de fevereiro. O Ramadã começa em 2 de abril de 2022 e a depois disso, até setembro, o calor é muito forte em território catariano.

"A única opção efetiva é a janela de novembro e dezembro", disse o grupo de trabalho da Fifa na época, quando também destacou que, por razões legais, o torneio não pode ser deixada para 2023.

A proposta não tem respaldo das associações de Ligas (EPFL) e de Clubes (ECA) da Europa, mas é apoiada pelo sindicato internacional de jogadores (FIFPro) e pelas seis confederações que integram a Fifa.

As condições trabalhistas do Catar, os preparativos para a Copa da Rússia, cujas Eliminatórias serão sorteadas em 25 de julho, e o relatório do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, sobre o Mundial de 2026 também fazem parte da agenda do Executivo, que a semana que vem realizará sua penúltima reunião prévia ao Congresso de maio, no qual serão realizadas as eleições presidenciais.

Outro ponto destacado da agenda do Comitê Executivo da semana que vem será a decisão sobre o anfitrião das edições de 2017 e 2018 do Mundial de Clubes, assim como do organizador do Mundial Feminino de 2019 e o relatório sobre os torneios olímpicos, com os Jogos do Rio de Janeiro, no ano que vem, no horizonte.

Fonte: Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...