.

.

Copa América Chile 2015 - Concepción: fonte de inigualável riqueza cultural

Crédito: Divulgação / CA 2015
15/03/2015

Cidade já recebeu Mundial Juvenil, Pré-Olímpico e Copa América

A porta de entrada ao sul do Chile. Concepción é o segundo maior núcleo urbano do país e, além de ser um pujante pólo industrial, é uma cidade universitária por excelência devido à diversidade e tradição de suas mais importantes escolas e faculdades. Deu condições para o surgimento de grandes músicos e intelectuais ao longo da história chilena e possui uma inigualável riqueza cultural e patrimonial.

Destaca-se ainda o humor e o calor de sua população, que em diversas ocasiões soube superar, com enorme coragem, devastadores desastres naturais. O último deles foi o terremoto ocorrido em 27 de fevereiro de 2010, um dos mais fortes da história.

Fundada em 1550 por Pedro de Valdivia em nome do reino espanhol, a cidade fez parte da primeira tentativa de independência do Chile, liderada pelo advogado Juan Martínez de Rozas em 1810. Foi a capital do Reino do Chile entre 1565 e 1573 e se manteve como centro militar e político no restante do período colonial. Tem como um dos seus grandes símbolos culturais a Plaza de la Independencia, onde foi declarada a libertação chilena em relação à Espanha.

O ESTÁDIO

Crédito: Divulgação / CA 2015

Inaugurado em 16 de setembro de 1962, o Ester Roa é a casa de duas equipes da cidade: Deportes Concepción e Universidad de Concepción. É ainda o estádio de fora de Santiago que mais público pode receber - com capacidade para 35 mil espectadores.

Conhecido popularmente como "Collao”, encontra-se em pleno processo da reforma que mdernizará suas instalações com cadeiras individuais, reposicionamento do campo, novas pista de atletismo e cobertura, além da criação dos setores norte e sul.

O nome do local é em homenagem a Ester Roa de Pablo, prefeita que foi determinante para o início de sua construção, em 1956.

Além de receber importantes partidas do futebol chileno semanalmente, o estádio foi sede do Mundial Juvenil de 1987, da Copa América de 1991 e do Pré-Olímpico de 2003, quando atuaram por ali figuras como o brasileiro Robinho e o chileno Jean Beausejour.

O FUTEBOL

Crédito: Divulgação / CA 2015

O  Deportivo Universidad de Concepción e o Deportes Concepción mandam seus jogos no Estádio Ester Roa e em 2014 estão disputando campeonatos diferentes. O primeiro joga na Primeira Divisão, enquanto o segundo se encontra na Primera B.

O Deportivo Universidad de Concepción conquistou a Copa Chile em 2009, além do  torneio Transición de 2013 da Primera B e a Terceira Divisão em 1997. O Deportes Concepción, por sua vez, ganhou a Segunda Divisão em 1967 e 1994.

O clássico da cidade era disputado entre Deportes Concepción e Arturo Fernández Vial, um tradicional clube que atualmente está com o futebol desativado.

Outra equipe da região é o Deportivo Huachipato, que foi fundado em 1947 e atua como mandante no estádio CAP, com capacidade para 10.500 pessoas. Esta é uma das seis equipes de fora de Santiago a ter título da Primeira Divisão (ganhou a edição de 1974 e o Clausura de 2012).  

JOGOS NA COPA AMÉRICA
Concepción receberá uma partida de quartas de final (27 de junho), uma semifinal (30 de junho) e a disputa pelo terceiro lugar (3 de julho). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...