.

.

Figo propõe aumentar Copa do Mundo para 40 ou 48 seleções

Figo durante a coletiva de lançamento de sua candidatura à presidência da Fifa (Foto: Reuters)

20/02/2015

Ex-jogador, candidato à presidência da Fifa, defende maior participação de outros continentes e também quer distribuir 50% da receita da entidade para federações

Candidato à presidência da Fifa, o ex-jogador Luis Figo concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira, em Londres, e apresentou suas propostas caso seja eleito. A principal delas é a intenção de aumentar o número de participantes da Copa do Mundo para 40 ou 48 seleções, privilegiando outros continentes que não a Europa. 

- Isso seria possível com mais três ou quatro dias de competição. Acredito que as vagas adicionais devem ser para equipes não europeias – explicou Figo. 

De acordo com o português, a proposta com 40 equipes dividiria as seleções em oito grupos de cinco times. Para chegar a 48 participantes, o projeto é mais inovador e consiste em dividir o torneio em dois continentes. 

- Haveria uma troca maior, jogando-se dois torneios de 24 países em dois continentes diferentes, jogando de forma simultânea. Depois, se juntaria na segunda fase – completou. 

As outras ideias de Figo incluem a utilização de tecnologia na linha do gol, assim como recuperar a antiga definição da lei do impedimento e testar áreas onde os jogadores tenham que cumprir punições ao longo da partida, para depois voltarem ao campo. 

Para o ex-craque português, sua candidatura representa uma tentativa de melhorar a imagem da Fifa. Para isso, planeja distribuir 50% das receitas da entidade para as federações. 

- Nos últimos tempos, vi a imagem da Fifa ficar deteriorada. Falei com jogadores, treinadores e presidentes de federações, que disseram-me que algo tem de mudar. E eu concordo. 

Figo é um dos quatro candidatos à presidência da Fifa. Nas eleições marcadas para o dia 29 de maio, em Zurique, ele disputará o cargo com o atual mandatário, Joseph Blatter, bem como o príncipe jordano Ali bin Al Hussein e o presidente da Federação Holandesa de Futebol, Michael van Praag. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...