.

.

Copa América Chile 2015 - Valparaíso: a joia do Pacífico que virou Patrimônio da Humanidade

Crédito: Divulgação


15/02/2015

Uma das mais belas do Chile, cidade remodelou estádio que homenageia Figueroa

Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Valparaíso goza de uma rica geografia. Seus históricos elevadores para acessar os morros mais altos e sua arquitetura exuberante lhe conferem uma beleza única.

A cidade surgiu e se estabeleceu com um dos centros tradicionais em todos os âmbitos no Chile apesar de ter sido saqueada por piratas ingleses e sofrido terremotos. Até um combate marítimo na guerra anglo-americana ocorreu em sua costa.

Valparaíso é sede do Congresso Nacional do Chile e de outras instituições de importância nacional como os serviços aduaneiro, de pesca e aquicultura e o Ministério da Cultura.

A cidade se apresenta como se fosse um grande anfiteatro natural, com a baía rodeada de colinas, onde vive a maior parte da população. Entre a parte inferior dos morros e o mar se encontra o centro administrativo, comercial e financeiro. O porto ocupa a área na borda do oceano.

Localizada no litoral continental e a 135 quilômetros de Santiago, Valparaíso conta com cerca de 300 mil habitantes. Em junho, mês da Copa América, costuma ter 10º C de temperatura média.

O ESTÁDIO 


Estádio Elías Figueroa (Crédito: Divulgação


Conhecido anteriormente como Estádio Regional Chiledeportes ou popularmente como Estádio Playa Ancha, o local recebeu seu nome definitivo em 2012, quando as autoridades chilenas decidiram homenagear o talvez mais importante jogador da história da região e do país : Elías Figueroa Brander.

Figueroa fez história no uruguaio Peñarol e no Internacional de Porto Alegre. Foi eleito três vezes o melhor jogador da América e teve atuações de destaque nas Copas do Mundo da Inglaterra, em 1966, Alemanha, em 1974, e Espanha, em 1982. Seus pés estão imortalizados em uma placa comemorativa dentro do estádio em Valparaíso. 

O local foi reconstruído em 2014 e, além de modernizar por completo suas instalações, aumentou sua capacidade de 18.500 espectadores para 23 mil. Depois da reforma, o estádio conta ainda com um museu esportivo, um ginásio, uma pista atlética e um cassino.

O FUTEBOL 

Crédito: Divulgação

Localizada como centro estratégico do Pacífico, a  cidade teve um incessante desembarque de imigrantes, especialmente britânicos. Os europeus apresentaram o tênis, o rúgbi e o golfe, mas o futebol foi o esporte que chegou para ficar no coração de Valparaíso e do Chile.

A cidade conta com uma enorme tradição no futebol. No final do século XIX e início do XX, aliás, tinha mais equipes e mostrava uma exaltação bem maior que Santiago.

O Santiago Wanderers, clube que manda suas partidas no Estádio Elías Figueroa e é o mais popular de Valparaíso, foi a primeira equipe de fora de Santiago a participar do campeonato nacional do Chile , em 1937. 

JOGOS DA COPA AMÉRICA

Valparaíso receberá os duelos Equador x Bolívia (15 de junho) e Peru x Venezuela (18 de junho)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...