.

.

Copa América Chile 2015 - Santiago: a atraente grande capital

Crédito: Divulgação / CA2015

21/02/2015

Maior cidade chilena está pronta para mais uma vez escrever a história do futebol

Capital e centro de negócios do Chile, Santiago conta com todas as instalações e comodidades para receber um torneio da natureza da Copa América.

Fundada em 1541, tem uma rica tradição cultural da época colonial. Sede dos principais órgãos administrativos, comerciais, financeiros e governamentais do país, a cidade foi também o cenário dos fatos mais importantes do Chile, como a declaração de independência da Espanha em 1810. Em Maipú, uma das comunidades de Santiago, ocorreu a batalha que encerrou o processo de libertação, em 1818.

Com uma população de 6.300.000 habitantes, Santiago está a menos de 60 quilômetros dos principais centros de esqui da América Latina, além de ficar muito perto de centros de veraneio, como Valparaíso e Viña del Mar – tem a neve e o mar a um passo. Durante a Copa América, a média de temperatura no local deve girar em torno de 9,7º C.

OS ESTÁDIOS 

Crédito: Divulgação / CA2015

Santiago viveu uma explosão demográfica no início do século XX que fez crescer a população ao redor de seu centro histórico e culminou na criação de 37 comunas que atualmente formam a Grande Santiago. Em uma delas, Ñuñoa, fica o Estádio Nacional, também denominado Julio Martínez Prádanos. Trata-se do lugar mais importante e histórico do futebol do país. Foi o cenário da final da Copa do Mundo de 1962, com o Brasil sagrando-se campeão.

Construído em 1938, o Nacional tem capacidade para 48.745 espectadores. Foi reformado em 2010 e passou por várias etapas de modernização para se tornar um estádio de primeira categoria.

Em 5 de julho de 2008, o governo chileno lhe deu o nome Julio Martínez Prádanos em homenagem a um prestigiado jornalista local especializado em futebol e com grande trajetória na imprensa escrita, no rádio e na televisão.

O Nacional tem enorme valor histórico. É o estádio que mais recebeu partidas da Copa América (68), além de sediar finais da Copa Libertadores, Copa Sul-Americana e o Mundial Juvenil de 1987. A seleção chilena e o clube Universidad de Chile atuam como mandantes neste local. 

Crédito: Divulgação / CA2015

O Estádio Monumental é a casa do Colo-Colo, uma das três maiores equipes do Chile ao lado de Universidad Católica e Universidad de Chile. Localizado na comuna de Macul, fica a pouco mais de 5 km do Estádio Nacional, onde atuam como mandantes a Seleção Chilena e a Universidad de Chile. O Monumental foi inaugurado em 20 de abril de 1975 e tem capacidade para 47.347 espectadores.

Uma de suas particularidades tem a ver com a forma que ele foi construído. O gramado está localizado abaixo do nível do solo, o que faz com que as reações do público, que fica a poucos metros do campo, gerem mais pressão que a maioria dos estádios.

O local passou por uma grande remodelação durante o ano de 2006, o que resultou na instalação de poltronas em quase todos os setores e na melhora dos padrões de segurança.

O Monumental só recebeu a Seleção Chilena em sete ocasiões, cinco delas em Eliminatórias da Copa do Mundo (uma rumo à França 1998 e duas a caminho da África do Sul 2010 e do Brasil 2014). Os outros dois jogos foram amistosos contra o Uruguai, disputado em 2010 em razão do centenário da equipe “roja”, e contra a Estônia, em 2011.

O FUTEBOL

Crédito: Divulgação / CA2015

Santiago "respira" futebol. Em 1903, A Associação de Futebol de Santiago foi fundada mais por necessidade que como uma ideia original. Cinquenta equipes precisavam se organizar para começar a competir. Com o passar dos anos, alguns clubes desapareceram e outros se uniram.

O resultado das diferentes fusões fez surgir na cidade uma das rivalidades sul-americanas mais apaixonantes, já que convivem na grande capital os três “monstros”do futebol chileno: Colo Colo, Universidad de Chile e Universidad Católica.

O Colo Colo é o maior campeão do país, com 30 títulos, seguido por Universidad de Chile, com 16, e Universidad Católica, com 10.

O Estádio Nacional é o de maior história, mas Santiago tem outros locais de prestígio e referência, como o Estádio Monumental. Inaugurado em 1975 e localizado na comuna de Macul, centro-oeste de Santiago, tem capacidade para 47 mil espectadores e é a casa do Colo Colo. O Estádio San Carlos de Apoquindo, por sua vez, conta com 12 mil lugares e é tem a Universidad Católica como anfitriã.

Além dos três grandes, equipes como Audax Italiano, Unión Española e Palestino fazem com que esta região seja uma das mais atrativas futebolisticamente.

JOGOS DA COPA AMÉRICA

O Estádio Nacional receberá os jogos Chile x Equador (11 de junho), Chile x México (15 de junho), Chile x Bolívia (19 de junho), uma partida de quartas de final (24 de junho), uma semifinal (29 de junho) e a final (4 de julho).

O Estádio Monumental será palco dos duelos Brasil x Colômbia (17 de junho) e Brasil x Venezuela (21 de junho).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...