.

.

Argentina vence sul-americano sub-20 e garante vaga no futebol dos Jogos Rio 2016

Capitão da seleção argentina, Ángel Correa marcou o gol da vitória 

sobre o Uruguai (Foto: Getty Images/Sandro Pereyra)

11/02/2015

Bicampeã Olímpica, seleção conquistou o título em Montevidéu e assegurou presença nos Jogos Olímpicos

Vice-campeã da Copa do Mundo em 2014, a seleção masculina de futebol da Argentina voltará ao Brasil para os Jogos Rio 2016. Bicampeã Olímpica, com ouros conquistados em Atenas 2004 e Pequim 2008, a equipe garantiu sua vaga na noite de sábado (07) ao conquistar o título do campeonato sul-americano sub-20, disputado no Uruguai. A Colômbia, vice-campeã da competição, disputará uma vaga nos Jogos Olímpicos em confronto direto com o terceiro colocado do classificatório das Américas do Norte e Central.

Com apenas uma derrota nas nove partidas que disputou em Montevidéu, a seleção argentina terminou o hexagonal final da competição com 13 pontos, quatro a mais que a Colômbia. O título só foi confirmado na última rodada, quando os argentinos derrotaram os donos da casa, de virada, por 2 a 1, com gols de Sebastián Druissi e Ángel Correa. Gastón Pereiro marcou o gol uruguaio.

O principal destaque da campanha argentina foi o atacante Giovanni Simeone, que marcou nove gols e foi o artilheiro da competição. Ele é filho do ex-jogador da seleção argentina e atual técnico do Atlético de Madri, da Espanha,  Diego Simeone, que conquistou a medalha de prata nos Jogos Atlanta 1996.

"O esforço sempre vale a pena. Esta equipe se esforçou durante um ano inteiro e conquistou seu objetivo. Era muito especial ganhar esta partida e agora temos a glória", destacou o camisa nove argentino.

Giovanni Simeone recebe o troféu de artilheiro do sul-americano 

sub-20 (Foto: Getty Images/Sandro Pereyra)

A classificação argentina, que volta aos Jogos após ficar fora em Londres 2012, garante a presença de uma das maiores rivalidades do futebol mundial nos Jogos Rio 2016, já que o Brasil já está classificado por ser o país-sede. A seleção verde e amarela deve contar com o astro Neymar na luta por seu primeiro ouro Olímpico, enquanto a Argentina poderá convocar nomes como Lionel Messi, Sergio Aguero e Angel Di María para ocupar as três vagas para jogadores acima de 23 anos que cada seleção tem direito.

No masculino, Brasil e Argentina são os únicos classificados para os Jogos Rio 2016 até o momento. No feminino, além do país-sede, já está garantida a seleção da Colômbia, que foi vice-campeã da Copa América, em 2014. 

A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...