.

.

Sul-Americano sub-20 vale sim vaga para os Jogos Olímpicos do Rio-2016

13/01/2015

Na quinta-feira a seleção brasileira sub-20 inicia o Campeonato Sul-Americano do Uruguai, em Maldonado.

Como já está classificado para os Jogos Olímpicos no Rio em 2016, por ser a sede, o torneio continental vale menos ao Brasil do que as outras seleções, já que é o eliminatório para a Olimpíada.

O campeão garante vaga direta, enquanto o vice disputará uma repescagem contra representante da Concacaf, confederação que engloba seleções das Américas do Norte, Central e do Caribe – se o Brasil ficar em primeiro ou segundo, o terceiro vai para a repescagem.

Se não vale vaga para a seleção, o Sul-Americano pode valer vaga na Olimpíada para jogadores. O técnico Alexandre Gallo, chefe do departamento de base da CBF, já vem trabalhando com um time olímpico.

Pelo regulamento do torneio, só podem participar dos Jogos atletas com até 23 anos no ano da competição, com exceção de três veteranos.

A base olímpica, portanto, completará 22 anos em 2015, sendo dois anos mais velha do que os jogadores que estão indo para o Sul-Americano sub-20.

Poucos dos que estarão no Uruguai devem ir para a Olímpiada-2016, mas há candidatos.

O favorito deste elenco é o atacante Thalles, do Vasco. Com a falta de centroavantes no futebol brasileiro, que atinge também a base, o jogador tem sido chamado por Gallo para a seleção olímpica, apesar de mais novo que a idade limite. E tem agradado.

Forte, e com bom senso de posicionamento, é o preferido de Gallo hoje quando o Brasil joga com um centroavante – em alguns jogos ele opta por um time parecido com a seleção principal, de Dunga, sem um atacante fixo na área.

Outro que andou frequentando a seleção olímpica e iria para o Sul-Americano era o bom meia Matheus Biteco, do Grêmio. Mas o time gaúcho pediu sua dispensa, já que pretende usá-lo na pré-temporada. Gallo aceitou e chamou o santista Thiago Maia.

O zagueiro palmeirense Nathan Cardoso e o goleiro cruzeirense Georgemy foram outros com idade de júnior chamados para amistosos do time olímpico.

Uma dupla que Gallo quer observar com carinho durante o Sul-Americano é Gabriel, do Santos, e Malcom, do Corinthians. Destaques em seus times, podem aparecer em uma lista olímpica caso estejam titulares de seus times nos próximos meses.

O problema para jogadores do setor ofensivo é que Gallo já sinalizou que pretende usar a regra de levar três veteranos em apenas um setor, para fortalecê-lo. Como Neymar é certeza, o técnico deve chamar os outros dois atletas mais velhos para o meio e ataque.

O Brasil está no Grupo B do Sul-Americano e estreia nesta quinta (15), contra o Chile. O time ainda enfrentará na primeira fase Uruguai (17), Venezuela (19) e Colômbia (23).

Os três primeiros de cada chave passam ao hexagonal final, quando todos se enfrentam em turno único. Quem somar mais pontos será o campeão.

Os quatro primeiros colocados garantem vaga no Mundial da Nova Zelândia, entre maio e junho de 2015, e do terceiro ao sexto vão ao Pan-Americano de Toronto, em agosto deste ano.

Acompanhe o time:

1- Marcos (Fluminense – goleiro)

2- João Pedro (Palmeiras – lateral direito)

3- Eduardo (Internacional – zagueiro)

4- Marlon (Fluminense – zagueiro)

5- Walace (Grêmio – volante)

6- Caju (Santos – lateral esquerdo)

7- Gabriel (Santos – atacante)

8- Lucas Evangelista (Udinese – meia)

9- Thalles (Vasco – atacante)

10- Nathan (Atlético-PR – meia)

11- Marcos Guilherme (Atlético-PR – atacante)

12- Georgemy (Cruzeiro – goleiro)

13- Auro (São Paulo – lateral direito)

14- Nathan Cardoso (Palmeiras – zagueiro)

15- Leo Pereira (Atlético-PR – zagueiro)

16- Lorran (Vasco – lateral esquerdo)

17- Thiago Maia (Santos – volante)

18- Eduardo Henrique (Atlético-MG – volante)

19- Kennedy (Fluminense – atacante)

20- Malcom (Corinthians – atacante)

21- Gerson (Fluminense – meia)

22- Lucas Perri (São Paulo – goleiro)

23- Yuri (Botafogo – atacante)


Cursos Online na área de Ciências Biológicas e da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...