Decisão unânime: um sorteio determinará as Eliminatórias da América do Sul

Crédito: Divulgação

24/01/2015

Em uma longa reunião celebrada em 23 de janeiro, no Salão Caribe do Hotel Conrad de Punta del Este, o Comitê Executivo da CONMEBOL, com a presidência do Sr. Juan Ángel Napout, resolveu várias questões relacionadas com o futebol no continente.

Por unanimidade, foi decidido que, no futuro, as Eliminatórias para a classificação do Campeonato Mundial que a FIFA realizar serão feitas por sorteio. O mesmo vai acontecer com todos os torneios organizados pela CONMEBOL.

Concordaram de que, este neste ano após a Copa América 2015, comece a rodada classificatória rumo à Rússia 2018, em outubro deste ano, prevendo-se 4 jogos. No próximo ano serão disputados 6 jogos e, finalmente, em 2017, oito encontros.

Assim como outras Confederações congêneres do mundo, no dia 25 de julho, na cidade de St. Petersburg será realizada a cerimônia do sorteio, propiciada pela FIFA.
Questões organizacionais das Eliminatórias serção resolvidas no mês de abril, na Casa do Futebol Sul-Americano.

"Na unidade está a nossa fortaleza", sentenciou.

Em qualquer circunstância a América do Sul votará em bloco, todas as principais questões, incluindo aquelas supracontinentais. Essa atitude, que tem sido um hábito tradicional, foi valorizada pelo presidente Napout, que destacou que as decisões sobre as Eliminatórias reflete que o interesse institucional está acima das individualidades “e isso nos faz fortes”.

Questões políticas de esportes

Suspensão do Congresso Ordinário da Federação Equatoriana de Futebol

A cúpula diretriz do futebol sul-americano, dedicou um amplo debate e decidiu informar os órgãos disciplinares da Confederação o caso recente da suspensão do Congresso Ordinário da Federação Equatoriana de Futebol; a questão será examinada pela alegada transgressão do artigo 69.1 do Estatuto da CONMEBOL, que proíbe qualquer pessoa ou instituição que pertence à organização futebolística acudir a justiça ordinária o que viola um princípio básico que sustenta o futebol associado.

Anteprojeto da Lei Nacional do Esporte da Bolívia

Outro ponto de discussão foi o anteprojeto de Lei doEsporte do Governo boliviano. Após a apresentação de um relatório sobre o seu conteúdo, o Comitê Executivo concluiu que uma grande parte das suas disposições supõe uma violação do princípio da não-ingerência de terceiros nos assuntos próprios do futebol. Este princípio está consagrado nos artigos 13º e 17º dos Estatutos da FIFA e no Art 12.1 do Estatuto da CONMEBOL. Foi decidido realizar um seguimento ao processo da aprovação desta norma caso no futuro, for necessário, tomar medidas específicas relativas à Federação Boliviana de Futebol.

Calorosas boas-vindas

Na abertura da reunião do órgão dirigente do futebol sul-americano, seu Presidente, o Sr. Juan Angel Napout, deu as boas-vindas ao novo titular da Federação de Futebol do Peru, Sr. Edwin Oviedo: "Seja bem-vindo neste seio, em que seu país é altamente considerado por tudo o que foi feito no desenvolvimento do futebol na América do Sul. Sua contribuição será valiosa e importante para todos nós", disse Napout. Logo, também parabenizou o Sr. Luis Chiriboga por sua reeleição na Federação Equatoriana de Futebol.

Copa Centenário

Em 5 de fevereiro, na cidade de Punta del Este, em uma amostra de responsabilidade, irão se reunir as principais autoridades da CONMEBOL e CONCACAF, na ocasião continuarão as discussões sobre a organização da Copa América do Centenário, torneio a ser organizado pelas duas instituições, em comemoração do 100º aniversário da fundação da Confederação Sul-Americana.

A comitiva da CONCACAF vai se encabeçada pelo presidente Jeffrey Webb, Justino Compean (México), Eduardo Li (Costa Rica) e Enrique Sanz (Secretário-Geral); em contrapartida, pela CONMEBOL estarão presentes, o presidente Juan Angel Napout; o vice-presidente Luis Bedoya, o vice-presidente da FIFA pelaAmérica do Sul, Eugenio Figueredo eo Secretário-Geral, José Luis Meiszner.

Delegação da FIFA

Uma importante delegação da FIFA, está no Hotel Conrad em Punta del Este. No sábado, 24, se reunirão com as mais altas autoridades da CONMEBOL, onde serão estudadas questões importantes que fazem ao frutífera relação com a matriz do futebol mundial.

A delegação é composta pelos senhores Cyril Loyse, Juerg Nepffel, Flavia Lopes, Primo Corvaro e Gregory Engelbrecht.

Emocionado reconhecimento ao Dr. Marin

Os membros do Comitê Executivo aplaudiram de pé em reconhecimento do excelente trabalho no interesse da unidade realizadas pelo Dr. José Maria Marin, presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

O presidente da Federação do Chile, Sergio Jadue e o Sr. Chiriboga da FEF, coincidiram em destacar o serviço, pela unidade de todo o futebol sul-americano, do Dr. Marin.

O dirigente brasileiro agradeceu o gesto nobre, afirmando que "nunca esquecerá tão generosa e solidária postura das autoridades da CONMEBOL, e que o futebol sul-americano não é quantidade, é qualidade desde sempre".

Como epílogo da reunião do Comitê Executivo, o Presidente da instituição Sr. Juan Angel Napout, acompanhado pelos vice-presidentes Luis Bedoya e Sergio Jadue; o Presidente dos APF, Alejandro Dominguez, e o titular da AUF, Wilmar Valdez, brindaram uma conferência de imprensa, onde explicaram os detalhes de todos os assuntos discutidos na reunião.

O Presidente Napout reconheceu e parabenizou o titular da Associação Uruguaia de Futebol "pela excelente organização do campeonato Juventude da América" e a calidez mostrada a todos os dirigentes e visitantes que chegaram ao Uruguai com motivo do torneio.

Desse encontro foram partícipes o Pres. Da CONMEBOL, Sr. Juan Angel Napout e os Senhores Eugenio Figueredo, vice-presidente da FIFA; Marco Polo Del Nero, representante da instituição CE da FIFA; Luis Segura (AFA); Carlos Chávez (FBF e tesoureiro da CSF); José Maria Marin (CBF); Luis Bedoya (FCF e vice-presidente da CONMEBOL); Sergio Jadue (FFCH e Vice-CSF); Luis Chiriboga Acosta (FEF); Alejandro Domínguez (APF); Edwin Oviedo (FPF); Wilmar Valdez (AUF) e Rafael Esquivel (FVF e vice-presidente da Confederação).

Fonte: Conmebol


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...