.

.

COPA AMÉRICA 2015: 10 CURIOSIDADES SOBRE O CHILE

19/01/2015

Texto: Rosi Guimarães      
Revisão: Tânia Chaves 

1. Origem do nome Chile – Diz a lenda que a origem da palavra é “tchilli“, que em mapudungun (língua dos Mapuches) significa “o lugar onde termina a terra”. Não é à toa que sempre dizemos que Chile está no fim do mundo.



2. Bandeira Chilena – Sabia que aqui no Chile existe uma lei que obriga todos os moradores estampar a bandeira chilena nos dias 21 de maio (dia de las glorias navalhes) e nos dias 18 e 19 de setembro (dias das festas pátrias)? Sim. E se não o fizerem, levam multa.  Mas eles fazem isso com orgulho, aqui você vê a bandeira por todo lado. Olha a lei aquí: “Lei 20.537 de 3 de outubro de 2011. É obrigatório hastear a bandeira em todo edifício público ou privado durante os dias 21 de maio e os dias das festas pátrias (18 e 19 de setembro).” Para acessar a lei na íntegra, clique aqui.



3. Prêmio Nobel de Literatura – Gabriela Mistral e Pablo Neruda são os poetas chilenos premiados mundialmente nesta categoria.  Nascida na cidade de Vicuña Gabriela Mistral recebeu o premio em 1945. Os chilenos dizem que como ela nunca casou e não teve filhos deixou toda sua herança para as crianças da sua cidade natal. Até hoje as crianças de Vicuña se mantém com esse dinheiro. Pablo Neruda foi premiado no ano de 1971. Deixou três lindas casas-museus abertas à visitação, quem vem ao Chile, não pode deixar de conhecer: La Chascona, em Santiago, La Sebastiana, em Valparaíso e a de Isla Negra. Jáatravés de um sistema digital de sucção e filtragem falei delas aqui no blog, clique aqui.



4. Maior piscina do mundo está no Chile – Ainda não a conheci, ela está localizada no Resort San Alfonso Del Mar, na cidade de Algarrobo, há 120 km de Santiago. A piscina tem 1 quilômetro de extensão e 115 metros de profundidade.  Para se ter uma ideia, a extensão total da piscina corresponde a 20 piscinas olímpicas. Para enchê-la é necessário mais de 250 milhões de litros de água do mar, através de um sistema digital de sucção e filtragem.

Foto: Site Hypeness

5. Água da torneira – Aquí no Chile todos bebem água da torneira, a água é tratada e isso é comum para os chilenos. Para nós é um pouco estranho, ainda não nos acostumamos com essa prática. A água contém muitos sais minerais e para nosso gosto é muito salgada, então preferimos comprar água mineral.  Não há filtros nas casas como há no Brasil e quase não encontra nas lojas para comprar. Atenção turistas, vejam minhas dicas aqui.



6. No Chile é proibido: - Caminhar sem camisas pelas ruas e parques; – Tomar cerveja nas ruas, parques e praias. Então, homens, nada de sair para correr ou caminhar sem camisas pelas ruas. Tomar cerveja então, nem pensar. Se a polícia pega o negócio fica complicado.

7. Abacate com sal – Os chilenos comem abacate em tudo, no pão, no sanduíche, na salada, e tudo com sal, nunca com açúcar, como estamos acostumados. Chamado aqui de palta, o abacate é um ingrediente essencial na culinária chilena.



8. Deserto mais seco do mundo está no Chile – Atacama, o deserto mais árido e com menor quantidade de chuvas. O Atacama ficou sem chuva por 40 anos, não sei se é verdade, mas que lá quase não chove isso sim, é verdade.



9. Terremotos – Chile é o país com maior número de terremotos do mundo. E o maior deles também foi aqui. Em 1960 na cidade de Valdivia e atingiu 9.5 graus de magnitude. Eu morro de medo, aqui em casa sempre dá uma tremidinha, não tem jeito de se acostumar. Em 2010 teve um terremoto muito forte que alcançou uma magnitude de 8.8, ainda bem que não morávamos aqui ainda!

Arte: Site Emol

10. Cobre – Chile é o maior produtor e exportador de cobre do mundo. Cerca de 1/3 da produção mundial está aqui. Por isso é fácil encontrar muitos artesanatos de cobre. Se quiser levar uma lembrancinha para o Brasil, artesanato em cobre é uma boa sugestão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...