.

.

Copa América: Brasil joga em estádio excluído de Mundial após terremoto

Terremoto em 1960 impediu que Monumental sediasse Copa de 60 
(Foto: Reprodução SporTV)

06/12/2014

Casa do Colo Colo, Monumental de Santiago começou a ser construído em 58 visando Copa de 62, mas fenômeno da natureza em 1960 interrompeu planos

No dia 14 de junho, em Temuco, o Brasil vai fazer a sua estreia na Copa América de 2015 contra o Peru. Ainda pelo Grupo C da competição, a Seleção fará os dois jogos seguintes, contra Colômbia e Venezuela, na casa do Colo Colo, o Monumental de Santiago. Será a primeira vez que o time brasileiro jogará no local, que reserva uma vasta e rica gama de histórias. Começado a ser construído em 1958 visando a Copa do Mundo de 1962, o estádio foi inaugurado apenas em 1989. Um terremoto, ocorrido no Chile em 1960, tirou o Monumental do Mundial de 60 - para a disputa foram utilizados estádios já construídos (assista ao vídeo).

O estádio passou por duas inaugurações. A primeira aconteceu em 1975. Entretanto, por ser considerado incompleto e sem estrutura adequada, o Colo Colo continuou utilizando o Estádio Nacional do Chile. A entrega para valer do Monumental aconteceu mesmo em 30 de setembro de 1989. Batizado originalmente como Estádio Monumental David Arellano, a "cancha" leva o nome do fundador e ex-jogador do clube, que morreu em 1927 após uma pancada na partida da equipe contra o Valladolid durante excursão do time pela Espanha.

- David Arellano morreu por causa de um golpe que recebeu, e passa a ser o jogador mais importante da história do Colo Colo. Por isso que as camisas têm uma tarja preta em cima do escudo. É uma lembrança perpétua pelo que foi a vida de David Arellano - disse o historiador chileno Jose Antonio.

O jogo contra a Colômbia será o primeiro do Brasil no Monumental de Santiago. O estádio já teve capacidade para 69 mil torcedores, mas atualmente abriga 47 mil pessoas nas cadeiras, revestidas pelas cores preto e branco, do Colo Colo, e com a imagem de um cacique mapuche, mascote do clube chileno, na região central da arquibancada.

Como acontece desde 1993, a Copa América terá 12 participantes, os dez integrantes da Conmebol e mais dois convidados. Neste ano, serão México e Jamaica - este papel já foi ocupado por Costa Rica, Honduras e até Japão.

A Copa América terá mais sete seleções além dos países convidados (México e Jamaica) e dos cabeças de chave (Chile, Argentina e Brasil). São elas: Uruguai, Colômbia, Peru, Paraguai, Equador, Bolívia, Venezuela.

Fonte: SporTV

Cursos Online na área de Ciências Agrárias e da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...