.

.

WMOC 2014: Canela recebe provas do Mundial Master de Orientação

Chegada do atleta mais velho. Créditos: Divulgação / SEL

05/11/2014

O Mundial Master de Orientação (WMOC 2014) iniciou, nesta segunda-feira (03), as provas na cidade de Canela. Após a realização das eliminatórias da modalidade Sprint no domingo em Porto Alegre, a partir de hoje a competição ocorre em Canela e em São Francisco de Paula, com as finais da modalidade. A partir desta quarta-feira iniciam as provas na modalidade Percurso Longo. Entre os medalhistas estão um brasileiro e o atleta mais velho da competição.

Em meio aos mais de 1,6 mil atletas que participam da 26ª edição do campeonato destaca-se o sueco Rune Haraldsson, de 96 anos. Único competidor em sua categoria, Rune levou a medalha. Na categoria mais nova, 35 anos, foi um brasileiro que levou a medalha de ouro. O gaúcho Iranir Evy, estreante na competição master, foi o único atleta do Brasil a conquistar medalha.  “ Fiz um percurso confiante, desde a classificatória que senti que poderia dar essa medalha ao Brasil”, ressaltou o gaúcho de Taquara. Iranir, que compete há dez anos, saúda também, a realização de um mundial no Brasil.  “ Isso é importante pra alavancar o esporte, que ainda tem muito de amador, além, é claro, de levar uma imagem do nosso País para o mundo”, completou.

O WMOC é realizado pela primeira vez na América Latina e conta com a participação de atletas de 38 países. A suíça Rosemarie Mueller, que compete na categoria 64 anos, planejou estender a viagem após o campeonato. “ Vou ficar um total de quatro semanas do Brasil, daqui vamos para Foz do Iguaçu e Pantanal e agora estamos conhecendo a região, que me agradou muito pela grande área verde e florestas, não só aquele monte de asfalto e prédio”, declara.

Nesta terça-feira (04), ocorre a cerimônia oficial de abertura com a entrega das medalhas aos vencedores da modalidade Sprint. O secretário do Estado do Esporte e do Lazer, Ricardo Petersen, estará presente.

Socorro médico

Ao longo deste primeiro dia de provas no Parque do Caracol, em Canela, duas unidades de atendimento móvel equipadas permaneceram de prontidão para prestar socorro aos competidores em caso de uma eventualidade.  Ao longo das provas, foram realizados cerca de 20 atendimentos . A maioria referente a torções decorrentes de quedas e cortes superficiais, contidos apenas com a aproximação de uma fita, sem pontos.

Segundo o responsável pelos atendimentos, socorrista Cleber Chaves,o caso mais grave foi o de uma atleta que apresentou alergia ao pólem das flores, recebeu o primeiro atencimento no próprio parque do Caracol, mas teve de ser encaminhada ao Hospital de Canela para atendimento complementar por apresentar  edema de glote.

O Mundial Master de Orientação (MWOC 2014) é uma realização da Internatiocnal Orienteering Federation (IOF) e da Confederação Brasileira de Orientação (CBO). Realizado em Canela, Porto Alegre e São Francisco de Paula, o evento conta com o apoio da Secretaria do Estado do Esporte e do Lazer (SEL).

Texto: Ana Cristina Rosa e Anna Magagnin

Fonte: Secretaria do Esporte e do Lazer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...