.

.

Grandes carretéis surpreendem Porto Alegre e celebram centenário de Iberê Camargo

Foto Elvira Forttuna

05/11/2014

Esculturas assinadas pelo artista cearense Eduardo Frota integram a exposição Iberê Camargo: Século XXI, que terá abertura no dia 18 de novembro na Fundação Iberê Camargo e visitação a partir do dia 19 de novembro. Mostra irá ocupa todos os espaços expositivos.
  
Quem passa em frente da Fundação Iberê Camargo, às margens do Guaíba, em Porto Alegre, esta semana está sendo surpreendido por grandes carretéis de madeira. Os objetos, que marcam uma das fases mais famosas das obras Iberê Camargo, fazem parte das celebrações do centenário de nascimento do artista, um dos maiores nomes da arte brasileira. A mostra especial abre no dia 18 de novembro para convidados e no dia 19 para o público.

Assinados pelo artista cearense Eduardo Frota, os carretéis foram construídos na capital gaúcha, cada um deles tem 2,70 metros de altura, com diâmetros variando entre 60 e 85 centímetros. A opção por formas geométricas – cilindros, cones, círculos, anéis, carretéis – tem sido a tônica da obra de Frota. O artista percorreu os mais de três mil quilômetros que separam Fortaleza de Porto Alegre quatro vezes para orientar e acompanhar a equipe de técnicos que elaboram as obras. "Eu pego um dos elementos ícones da pintura, que são os carretéis, e transporto para a tridimencionalidade, como se eu cavasse aquelas telas, aquela pintura pastosa, movediça e escura, e recoloco isso no mundo.  Não é mais uma representação, não é mais virtual. Com toda a modéstia, é como se eu atualizasse para a produção da arte contemporânea elementos da produção de Iberê", explica Frota.

Essa não é a primeira vez que o artista cearense produz carretéis. Há oito anos também confeccionou esculturas semelhantes para o Museu Vale, em Vila Velha (ES), que homenageiam a região portuária de Vitória.

A mostra do centenário intitulada Iberê Camargo: Século XXI  quer destacar a potência poética do artista, estabelecendo diálogos, relações e tensões entre suas pinturas, gravuras e desenhos  e o diálogo com a contemporaneidade de 19 artistas convidados.  

O QUÊ: Exposição Iberê Camargo: Século XXI

QUANDO: 18 de novembro (abertura para convidados); 19 de novembro de 2014 a 29 de março de 2015 (aberto ao público)

ONDE: Fundação Iberê Camargo, Av. Padre Cacique, 2000, Porto Alegre – RS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De terça a domingo (inclusive feriados), das 12h às 19h, (último acesso 18h30) quintas até as 21h (último acesso 20h30)

PATROCÍNIO CENTENÁRIO: As empresas Gerdau e Itaú apresentam as atividades do centenário de Iberê Camargo em 2014-2015

ENTRADA FRANCA: As empresas Gerdau, Itaú, IBM, Vonpar e Banco Votorantim garantem a gratuidade do ingresso


TRANSPORTE: As linhas regulares de ônibus e lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do BarraShoppingSul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...