.

.

Governo abre concessão para companhias aéreas estrangeiras durante Copa-2018

As autoridades russas pretendem ainda suspender a necessidade de autorização 
prévia para voo de aviões de pequeno porte Foto: Maksim Blinov/RIA Nóvosti

27/11/2014

Ministério do Transporte está preparando emendas à lei para possibilitar a operação de companhias aéreas estrangeiras em solo russo durante o próximo Mundial. Iniciativa prevê que seleções sejam responsáveis pela escolha das prestadoras do serviço de transporte de seus torcedores. Medida causou descontentamento entre representantes do setor aéreo nacional.

As companhias aéreas estrangeiras terão acesso ao mercado interno da Rússia ao longo de toda a Copa do Mundo de 2018. “Levando em conta o número previsto de visitantes estrangeiros no decorrer do evento, o Ministério de Transporte não descarta a possibilidade de emitir autorizações para companhias de fora”, anunciou o chefe da pasta, Maksim Sokolov.

Um representante da assessoria de imprensa do ministério ouvido pela Gazeta Russa explicou que, se o projeto for pra frente, as companhias aéreas estrangeiras serão autorizadas a transportar as seleções que participam do campeonato e algumas categorias de torcedores.

Os gestores de cada seleção ficarão responsáveis pela celebração dos respectivos acordos com as transportadoras aéreas conforme as suas demandas. As autoridades russas não terão participação alguma do processo em questão.

Além disso, as autorizações para operação em território russo serão emitidas a companhias estrangeiras caso as empresas nacionais expressem o seu consentimento ou não apresentem uma contraproposta. Em contrapartida, as transportadoras russas devem receber  as mesmas licenças para operação nos países de origem das companhias estrangeiras selecionadas.

“Como o sorteio da Copa do Mundo será realizado apenas em 2016, os parâmetros que regulamentam as atividades dessas empresas ainda não foram definidos. Assim que isso acontecer, será possível planejar o fluxo de passageiros para cada seleção”, acrescentou o representante do Ministério de Transporte.

Pelas atuais estimativas, cerca de 1,8 milhões de passageiros devem ser transportados durante o período da Copa-2018. Esse número inclui também as delegações da Fifa e representantes oficiais, assim como jornalistas, 85% dos torcedores estrangeiros e metade de todos os fãs de futebol espalhados pela Rússia, que não dão preferência a outros meios de transporte mais econômicos, como os trens ferroviários.

Lucro geral
A iniciativa do Ministério do Transporte da Rússia visa a facilitar a realização do Mundial. Apesar de a eficiência da medida ter sido comprovada na Copa do Mundo no Brasil, os representantes do setor de aviação na Rússia não ficaram satisfeitos com a decisão. “A ausência dos prestadores de fora teria permitido aumentar os ganhos das companhias nacionais”, lamenta um representante do setor aéreo da Rússia.

Por outro lado, os especialistas acreditam que a iniciativa deve aperfeiçoar as operações das empresas nacionais. “Isso permitirá evitar despesas adicionais a serem pagas pelas transportadoras russas”, aponta Serguêi Khestanov, diretor-executivo do grupo empresarial Alor. Segundo ele, o transporte dos 1,8 milhões de passageiros estimados entre as 11 cidades-sede exigiria investimentos complementares destinados à compra ou aluguel de novas aeronaves, treinamento de equipes de tripulação e pagamento de seguros.  Pelos seus cálculos, o valor de um Boeing 737 chega a U$ 3,2 milhões, enquanto a compra de seguro Aircraft Hull Insurance e do seguro obrigatório exigiria mais US$ 7 mil e 55 mil, respectivamente.

As autoridades russas pretendem ainda suspender a necessidade de autorização prévia para voo de aviões de pequeno porte (com até 19 lugares) que pertençam a pessoas físicas ou jurídicas estrangeiras. “Segundo o novo decreto, essas aeronaves de fora do país poderão se deslocar livremente pelo território russo, o que é proibido atualmente”, ressalta Oleg Panteleev, diretor do departamento de análise da agência de aviação civil AviaPort.

Fonte: Gazeta Russa

Cursos Online na área de Ciências Biológicas e da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...