Caminho do Gol conquista prêmio Top de Marketing ADVB

Programação cultural e de serviços reuniu 280 mil pessoas em cinco dias
Foto: Luciano Lanes/PMPA

26/11/2014

Projeto inovador entre as cidades-sede da Copa do Mundo 2014, o Caminho do Gol de Porto Alegre foi o vencedor do prêmio Top de Marketing ADVB/RS 2014, na categoria Entretenimento. A premiação, promovida pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil, será entregue em cerimônia nesta quinta-feira, 27 de novembro, às 19h30, no Teatro do Bourbon Country, com a presença do prefeito José Fortunati.

Ao mobilizar mais de 280 mil torcedores numa programação cultural e de serviços no trajeto preferencial para o estádio nos cinco dias de jogos na Capital, o projeto criado pela equipe da prefeitura conquistou destaque nacional e internacional. O trajeto de 3,5 quilômetros, do Mercado Público até o estádio Beira-Rio, ofereceu mais de 100 atrações culturais, praças de alimentação e cinco estações com serviços de segurança, saúde, turismo, transporte, acessibilidade, proteção à infância e wi-fi gratuito. Na Estação da Praça Izabel, a Católica, Porto Alegre também inovou com a instalação de serviços consulares de cada país que teve a sua seleção atuando na Capital. Todo o caminho recebeu decoração temática, alusiva ao posicionamento da cidade para o Mundial – “Todos os Povos. Todas as Cores. – Porto Alegre contra o preconceito”. 

Para Fortunati, o Caminho do Gol foi um marco democrático na recepção aos turistas e no envolvimento dos moradores no clima do Mundial, independentemente se tinham ou não ingressos para os jogos. “O prêmio consolida o ponto alto da Copa do Mundo em Porto Alegre fora das quatro linhas. Partindo de uma instituição deste porte, com a avaliação de profissionais com experiência no mercado, é um reconhecimento mais do que merecido aos profissionais que planejaram e executaram o grande conjunto de eventos e serviços mobilizados”, manifesta o prefeito.

Público multicultural – Porto Alegre foi a única cidade-sede a ter o Caminho do Gol, por onde passaram torcedores de França, Honduras, Austrália, Holanda, Coreia do Sul, Argélia, Argentina, Nigéria e Alemanha. Muitos destes criaram eventos específicos motivados pelos jogos, como foi o caso da Orange Square dos holandeses, da Maison Bleu dos franceses e da Mini Oktoberfest dos alemães. 

O Caminho do gol porto-alegrense foi inspirado em experiências similares durante os mundiais da Alemanha e África do Sul, idealizado e executado sob a coordenação das equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo 2014 (Secopa). O planejamento da Prefeitura de Porto Alegre começou em 2011, com o objetivo de aproveitar a geografia da cidade, reunindo belezas naturais, pontos turísticos e ligação entre a área central e o local dos jogos. O projeto também contou com a participação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Os alunos da instituição criaram a marca do projeto.

Seleção – O Top de Marketing completa 32 anos em 2014. Nesta edição, o processo de avaliação foi renovado, com a criação de um júri presencial, conselho formado por líderes empresarias e processo seletivo em três etapas. Os projetos foram inicialmente indicados por mil profissionais de marketing da Região Sul, em 26 categorias. Na segunda etapa, o Caminho do Gol foi um dos três selecionados na categoria Entretenimento. No dia 13 de novembro, o case foi defendido diante do júri. A nota final, que apontou o projeto da prefeitura como vencedor, é composta pela pontuação da descrição do case (60%) e da apresentação presencial (40%). O case “Caminho do Gol – de Porto Alegre para o mundo” foi desenvolvido por profissionais da Secopa e do Gabinete de Comunicação Social (GCS). 

Números do Caminho do Gol

• 3,5 quilômetros pela Borges de Medeiros, do Mercado Público ao estádio Beira-Rio
• 20 dias de serviços consulares
• Mais de 100 atrações culturais (música, teatro de rua, circo, danças típicas e atividades interativas)
• 21, 8 mil usuários na rede wi-fi gratuita (total de 66,8 mil acessos)
• 80 ambulantes cadastrados
• Acessibilidade: 2 mil pessoas utilizaram os oito carros elétricos 
• Recorde de público - cerca de 90 mil argentinos


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