.

.

WMOC 2014: Atletas de 38 países vêm ao Estado participar do Mundial Master de Orientação

22/10/2014

Na próxima semana, o RS novamente estará em destaque mundial no meio esportivo. Atletas entre 35 e 95 anos, de 38 países, virão ao Estado participar do Mundial Master de Orientação (World Masters Orienteering Championships). A atividade acontece em Canela, São Francisco de Paula e Porto Alegre entre os dias 1º a 8 de novembro.

Entre os 1.571 homens e mulheres inscritos, a esmagadora maioria é estrangeira. A maior delegação vem da Suécia, com 423 atletas. Na sequência aparecem as delegações do Brasil (268), da Finlândia (203) e da Rússia (80). O evento está em sua 26ª edição e ocorre pela primeira vez na América Latina. Com isso, os cinco continentes terão abrigado um Mundial de Orientação, fato que habilita a inclusão do esporte como modalidade dos Jogos Olímpicos.

O WMOC é uma realização da International Orienteering Federation (IOF) e da Confederação Brasileira de Orientação (CBO). O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e do Lazer, das Prefeituras de Canela, São Francisco de Paula e Porto Alegre, através da Secretaria Municipal do Esporte, do Comando Militar do Sul e Força Aérea Brasileira.  A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) é patrocinadora do campeonato.

Contato com a natureza

Um esporte sem restrição de idade ou gênero, e que não exige a construção de espaços físicos fixos. Esta pode ser a descrição da moderna Orientação, uma modalidade que utiliza o meio ambiente como campo de jogo. O esportista deve passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível com o auxílio de um mapa e de uma bússola. O objetivo é completar o trajeto registrando presença em todos os pontos de controle. O mapa entregue aos participantes é composto por informações topográficas do terreno, marcas de partida e chegada, pontos de controle e trajetos sugeridos.

O esporte no país e no mundo

No Brasil hoje existem 12 Federações Estaduais de Orientação que compreendem 14.742 atletas. Crianças a partir de 10 anos já podem participar do esporte, que também contempla portadores de deficiência física enquadrados nas regras do Comitê Paralímpico. Para essa última categoria, o esporte é chamado de Orientação de Precisão.

A Orientação surgiu nos países nórdicos há mais de 100 anos, com o propósito de realizar uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do praticante ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental.

Informações para a Imprensa

O World Masters Orienteering Championships (WMOC 2014) acontece entre os dias 1º de novembro a 08 de novembro de 2014, no Sul do Brasil. Nos dias 30 e 31 de outubro ocorrerá o credenciamento dos atletas no Centro de Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre, cidade em que ocorrerão provas nos dias 1º e 02 de novembro. Entre os dias 03 a 8 de novembro, as provas serão em Canela e em São Francisco de Paula. A cerimônia oficial de abertura ocorre no dia 4 de novembro, em Canela.

Os jornalistas interessados em acompanhar o evento poderão realizar o credenciamento através do site http://www.wmoc2014.org.br/imprensa/ O kit para os profissionais de imprensa, incluindo a credencial será entregue no CETE, nos dias 30 e 31/10. Em Canela, haverá um espaço disponível para a imprensa no centro da cidade.

Belezas naturais

A região Sul do Brasil possui pontos turísticos de beleza única e o WMOC 2014 acontecerá em alguns dos mais belos. A Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura, a Catedral de Pedra são alguns exemplos desses pontos turísticos.

Dúvidas e informações podem ser buscadas com a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de orientação, através do email playpress@playpress.com.br ou dos telefones (51) 3361.6016, (51) 8536.0690  ou (51) 8536.0691.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...