.

.

Promotoria do Torcedor: em um ano de atividades, 100 pessoas foram impedidas de ingressar em estádios

04/10/2014

A Promotoria de Justiça Especializada do Torcedor completou, nesta terça-feira, 2, um ano de atividades. Nesse período, houve 100 medidas de proibição de ingresso em estádios de futebol. Do Grêmio, são 44, 59 são do Internacional, dois do Brasil de Pelotas e um do Santos. No total, seis pessoas foram reincidentes. Na maioria dos casos, as proibições ocorreram em virtude de tumultos entre as próprias torcidas. Ainda estão impedidos 18 torcedores colorados e 11 gremistas. 

Foram realizadas 119 audiências nos Juizados Especiais Criminais instalados nos estádios Beira-Rio, do Vale e Centenário, além da Arena do Grêmio, envolvendo 206 pessoas. Cinco dessas audiências foram realizadas em jogos da Copa do Mundo. 

CADASTRO DO MAU TORCEDOR 

Os impedidos são incluídos no “Cadastro do Mau Torcedor”. Conforme o titular da Promotoria, Promotor de Justiça José Francisco Seabra Mendes Júnior, o cadastro inclui todos os torcedores do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e do Sport Club Internacional que estão proibidos de comparecerem às praças desportivas em dias de partidas de futebol, com a descrição de seus RGs e CPFs, número do processo em que sofrem a restrição, datas de início e fim da medida. Também, são colocadas fotos de cada um dos impedidos, com a intenção de facilitar o controle por parte dos órgãos de segurança pública enquanto não são instalados nos estádios sistemas de videoidentificação. 

O cadastro é atualizado diretamente pela Promotoria do Torcedor no dia seguinte aos jogos de Grêmio e Internacional quando mandantes de campo. O “Cadastro do Mau-Torcedor” é encaminhado à Confederação Brasileira de Futebol, à Federação Gaúcha de Futebol, ao clube mandante de campo e aos Órgãos da Segurança Pública (Diversos Setores e Batalhões da Brigada Militar) antes da disputa de cada partida. A listagem também é enviada aos Ministérios Públicos dos locais em que serão disputadas as partidas fora do Estado. De forma inversa, os MPs também enviam para a Promotoria do Torcedor gaúcha a relação dos torcedores e torcidas impedidos dos times que irão jogar, na qualidade de visitantes, contra a dupla Gre-Nal, para que as medidas também sejam cumpridas no RS. 

ORGANIZADAS E SETOR EXCLUSIVO 

A Promotoria do Torcedor ainda aguarda a complementação do cadastro da “Geral do Grêmio”, considerando que, apesar de se apresentar como a maior torcida do clube, entregou listagem de apenas 45 membros. Em acordo assinado em 13 de agosto, ficou determinado prazo de 60 dias para a entrega de nova lista. As demais organizadas da dupla Gre-Nal estão devidamente cadastradas. 

No entanto, ambos os times não estipularam qual setor exclusivo de seu estádio será ocupado pelas organizadas. Tanto o cadastro quanto a delimitação da área são uma exigência do Estatuto do Torcedor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...