.

.

Celebração marca aniversário do Mercado Público

Reformas após incêndio estão em andamento - Foto: Joel Vargas/PMPA

02/10/2014

Nesta sexta-feira, 3,  o Mercado Público de Porto Alegre comemora 145 anos com um ato que será realizado às 9h30 no cruzamento central do prédio. A festa com o tradicional bolo de aniversário terá a presença do prefeito José Fortunati, do vice Sebastião Melo e secretário da Produção, Indústria e Comércio, Humberto Goulart, e outras personalidades. 

Inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade, o Mercado Público foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município em 1979. O prédio, que resistiu à grande enchente de 1941, sofreu quatro incêndios - em 1912, 1976,1979 e 2013.

Recuperação - As obras do Mercado Público, que iniciaram depois do incêndio que atingiu parte do prédio, dia 6 de julho de 2013, seguem o cronograma previsto pelo grupo de trabalho criado para tratar da reforma.

A primeira parte, relativa à recuperação estrutural de paredes, portas e janelas danificadas pelo fogo, está sendo executada pela  Arquium, a mesma empresa que realizou a última grande reforma no prédio, na década de 90. 

A segunda fase da obra, que prevê a troca do telhado, deverá estar concluída até o final do mês pela empresa Metasa, responsável pela instalação de uma estrutura metálica. A terceira etapa da reforma inclui a recuperação das redes de estrutura elétrica, hidrossanitária e de refrigeração. Três empresas especializadas estão sendo contratadas. O custo total da recuperação do Mercado Público será de aproximadamente R$ 19 milhões, recursos do PAC Cidades Históricas. 

O Mercado - Referência cultural, política, social e econômica do Estado, é ponto turístico bastante visitado. Oferece produtos de qualidade e raridades que o consumidor só encontra em suas bancas, praticando uma boa política de preços. Reúne restaurantes e bancas de alimentação tradicionais, além de ser espaço para manifestações culturais e comunitárias.

As bancas ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, e sábados das 7h30 às 18h30. Os restaurantes funcionam até às 23 horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...