.

.

CBF anuncia construção de CTs para formação de atletas

O coordenador das categorias de base do Brasil, Alexandre Gallo - Foto: Divulgação

28/10/2014

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai investir em Centros de Treinamento para as categorias de base para melhorar a formação de atletas e tentar buscar novos talentos que possam servir à seleção, anunciou o coordenador das categorias de base do Brasil, Alexandre Gallo.

A ideia é que 15 CTs sejam finalizados até 2017, um ano antes da Copa do Mundo da Rússia, em 2018. O planejamento prevê que o primeiro CT seja erguido no Estado do Pará, de acordo com Gallo.

- Queremos uma formação única dos jovens atletas brasileiros – afirmou Gallo a jornalistas, acrescentando que a proposta é contemplar cidades que não foram sede do Mundial deste ano.

Segundo ele, cada Centro de Treinamento pode ter capacidade para mais de 700 atletas, e, juntos, os CTs poderiam formar e capacitar ao menos 10 mil atletas.

A Copa no Brasil, neste ano, contou com 12 cidades-sede, sendo que algumas delas não têm times nas divisões de elite do futebol brasileiro nem recursos e infraestrutura adequados para formar atletas. Esses podem ser considerados os casos de cidades como Manaus, Cuiabá, Natal e até Brasília.

- Queremos passar às federações locais a filosofia que estamos implantando na seleção – explicou o coordenador das categorias de base do Brasil.

O projeto brasileiro se assemelha ao modelo da bem-sucedida Alemanha, campeã mundial neste ano com direito a uma histórica goleada sobre o Brasil por 7 a 1 na semifinal.

Na década passada, os alemães iniciaram um projeto para se tornarem campeões mundiais. Eles construíram CTs pelo país, contrataram técnicos para trabalhar na base e na formação de atletas, firmaram parcerias com clubes e escolas e fizeram muitos investimentos financeiros nessa preparação.

- Serão centros de alto nível onde queremos trabalhar não só o lado social, mas também na formação e na estrutura do futebol – finalizou Gallo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...