.

.

Porto Alegre é capital do tradicionalismo no 20 de Setembro

Prefeito José Fortunati presente ao desfile dos Festejos Farroupilhas
Foto: Luciano Lanes / PMPA

21/09/2014

O prefeito José Fortunati participou, neste sábado, 20, dos desfiles cívico, tradicional e temático em comemoração ao dia da Revolução Farroupilha, realizados na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio). As atividades tiveram início às 8h, com a revista às tropas dos órgãos de segurança que compõem o Desfile Cívico, realizada pelo governador em exercício do Rio Grande do Sul, desembargador José Aquino Flores de Camargo. Nessa etapa, desfilaram representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe e IGP – encerrando com a participação de cerca de 80 representantes do Orçamento Participativo. 

"É uma demonstração de respeito às raízes de nosso povo. Milhares de pessoas acompanharam e puderam se emocionar e, também, refletir sobre o 20 de Setembro. Uma lição para os gaúchos de valorização de uma cultura e da importancia da reação contra a centralização do governo, naquela época, mas que nos serve de alerta até hoje", lembrou Fortunati. "Somos brasileiros, com muito orgulho, mas queremos a valorização de nossa condição com acesso a todos os recursos e políticas públicas", afirmou.

O prefeito destacou ainda que Porto Alegre, ao manter o Acampamento Farroupilha desde o início dos jogos da Copa do Mundo, se firma como a capital do tradicionalismo gaúcho. “Esses quatro meses de vivência da cultura gaúcha, no coração de nossa cidade, demonstram o respeito e o amor dos porto-alegrenses com os vários matizes que formam o jeito de ser do nosso povo”, avaliou.

O Desfile Temático deste ano tratou do tema “Eu sou do Sul”, com uma vibrante participação de integrantes de GTGs, DTGs e escolas de ensino médio e fundamental. Neste ano, foi dividido em dez invernadas, cada uma tratando de um tema. O desfile abriu com coreografia do Campo dos Bugres de Caxias do Sul, e seguiu com a encenação da Revolução Farroupilha no campo de batalha e a assinatura do tratado de paz, com coreografias para bandeira e brasão, churrasco e chimarrão, indumentária típica gaúcha, iconografia (monumentos farroupilhas), trova e poesia, música e dança e lide campeira.  

O Desfile de 20 de Setembro encerrou-se com o Desfile Tradicional, em que 113 entidades ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) desfilaram com membros montados a cavalo, em charretes e carroças. O desfile tradicional é aquele em que aparecem os cavalos, elementos chave na Guerra dos Farrapos. Também integraram essa parte do desfile caminhões motorizados, em que se reproduziram os projetos culturais das entidades participantes. O vice-prefeito Sebastião Melo também acompanhou o desfile. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...