.

.

Espanhóis conhecem cultura gaúcha no Acampamento Farroupilha



12/09/2014 

Em Porto Alegre desde segunda-feira, 8, os espanhóis Herminia Martins e Jesus Alfaro aproveitaram a passagem pela cidade para conhecer melhor a cultura gaúcha. Depois de passear no city tour Linha Turismo, nesta quinta-feira, 11, o casal seguiu para o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) para conhecer o Acampamento Farroupilha. No local, os turistas participaram de caminhada orientada pelo guia de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), Roque Lemanski. 

O passeio guiado começou no Galpão da Hospitalidade, centro de referência do projeto Turismo de Galpão. A próxima parada foi em frente à administração do parque, onde está localizada a chama crioula. Lemanski também apresentou aos visitantes da cidade de Cuenca o galpão do primeiro Centro de Tradições Gaúchas do mundo, o 35 CTG. O guia explicou a ligação do gaúcho com o campo, suas tradições (culinária, vestimenta e hábitos). Contou ainda sobre a Revolução Farroupilha e como originou o Acampamento Farroupilha. "É muito interessante de ver a preservação da cultura local", comentou Alfaro.

Cultura viva - As oficinas oferecidas pelo Turismo de Galpão, que tem como base o programa Porto Alegre Turismo Criativo, chamaram a atenção do espanhol. "É muito legal esse tipo de turismo ativo, pois o visitante aprende os costumes de vocês", disse Alfaro. O projeto oferece atividades de aprendizagem das oficinas de Turismo de Galpão, nas quais os visitantes têm a oportunidade de conhecer e aprender a história, as tradições, os hábitos, usos e costumes do povo gaúcho de forma criativa. Há oficinas da culinária regional que ensinam o preparo do churrasco, arroz de carreteiro, doces caseiros como ambrosia e arroz de leite, pão, cuca, café campeiro e café de chaleira, este acompanhado do pastel de carreira. Dicas para um bom chimarrão, lendas, danças, montaria, forja e afiação de facas são algumas das mais de 140 oficinas que aguardam os visitantes até o final do evento. A programação completa está em www.portoalegrecriativa.info. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...