.

.

Desfile Farroupilha reúne artistas e entidades gaúchas em Porto Alegre

Crianças protagonizam coreografia em desfile temático na capital 
(Foto: Daniel Bittencourt/RBS TV)

21/09/2014

Evento que celebra a Revolução Farroupilha trouxe 113 agremiações.
Atrações cativaram famílias que buscam cultivar o folclore gaúcho.

O feriado ainda sem chuva brindou milhares de famílias que acompanharam na manhã deste sábado (20) o Desfile Farroupilha, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, mais de 10 mil pessoas estiveram no local. Durante mais de quatro horas, cavalarianos, artistas, estudantes, e representantes de 113 entidades tradicionalistas percorreram a via para celebrar o orgulho gaúcho e a Revolução Farroupilha. 

Os primeiros a entrar na avenida foram servidores da segurança que, por volta de 8h participaram da solenidade da revista de autoridades do governo às tropas dos órgãos. Em seguida, teve o início o Desfile Temático, com o tema “Eu sou do sul”. A abertura propõe uma encenação, de acordo com o diretor artístico do espetáculo, Célio da Rosa de Oliveira. Na abertura, há uma coreografia do Campo dos Bugres, de Caxias do Sul, segue com a encenação da Revolução Farroupilha no campo de batalha e finaliza com a assinatura do tratado de paz.

Nacionalidade e etnias são representadas (Foto: Daniel Bittencourt/RBS TV)

A parte final das atividades envolveu o Desfile Tradicional. No total, 113 entidades ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) desfilaram com integrantes montados a cavalo, em charretes e carroças. “O desfile tradicional é aquele em que aparecem os cavalos, elementos-chave na Guerra dos Farrapos”, explicou o coordenador-geral do desfile, Edson Flores Dorneles.

Arquibancadas móveis foram instaladas pela prefeitura ao longo da avenida. Parte do público, porém, acompanhou  a passagem dos participantes em pé. As atividades se encerraram somente às 12h30.

Conforme a BM, o público total de 10 mil pessoas também levou em conta os participantes do desfile. Mais cedo, a estimativa era de 6 mil espectadores. Bloqueada desde a meia noite, a Avenida Edvaldo Pereira Paiva ainda não tem horário previsto de liberação para o trânsito, de acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Fonte: G1 RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...