.

.

Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018: Cartazes das Cidades-Sede



Cidade mais ocidental da Rússia, Kaliningrado é única. O atleta neste cartaz simboliza o espírito aberto da região, que abarca tanto o antigo quanto o novo, com um olhar voltado ao futuro. É uma cidade cuja alma deriva das águas que a circundam e se reflete na bola de futebol feita do mundialmente famoso âmbar encontrado na área. Situada a 1.235 quilômetros a oeste de Moscou e banhada pelo belo Mar Báltico, a cidade, seu povo e sua arquitetura são uma mescla histórica de culturas em um singular enclave russo que se abre para o Ocidente. Local de nascimento do filósofo Immanuel Kant, Kaliningrado ganha vida com construções e lugares emblemáticos como sua catedral, o Portão do Rei, o monumento a Kant e a ilha Kneiphof.



Em Kazan, até o nome é mágico. A cidade é a capital do Tartaristão, uma república autônoma da Federação Russa, situada 825 km a oeste de Moscou. O Leopardo de Neve é o símbolo da república e o foco central do pôster de Kazan, no qual aparece surgindo a partir do gramado, assentado em uma bola. As cores nacionais do Tartaristão estão incluídas nas bordas ao redor do campo, e os raios de sol refletem otimismo, sucesso e boa sorte na cultura tártara. Kazan é um dos maiores centros esportivos da Rússia e receberá a Universíade de Verão em 2013.



Cores vivas que são, o laranja e o vermelho representam a paixão, o movimento e a expressão da cultura russa. O corpo do atleta no cartaz foi criado a partir de uma técnica de desenho russa chamada khokhloma. Esse estilo de artesanato folclórico é muito conhecido e apreciado não só na Rússia, mas também em outros países, e traz um senso de fluidez e energia aos movimentos do atleta. O belo Kremlin de Níjni Novgorod, que foi construído no século XVI e se situa em uma colina no centro da cidade junto à confluência dos rios Oka e Volga, está representado no fundo do pôster.



Moscou é uma das grandes capitais mundiais, rica em uma arquitetura emblemática e histórica, mas, ainda assim, voltada para um futuro brilhante e cheio de juventude. Mais além dos muros do antigo Kremlin pulsa uma cidade que não perde para nenhuma no que diz respeito a energia, estilo e divertimento. Isso se reflete nas coloridas espirais do cartaz. O campo de futebol e sua bola gigante representam a paixão de Moscou pelo maior esporte do planeta. Assim como é corpo e alma da Rússia, a cidade também será o ponto central da Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018.



Localizada na região sudeste da parte europeia da Rússia, na convergência do imponente Volga com o rio que leva o seu nome, Samara é uma cidade famosa no país pela paixão pelo futebol. Essa paixão está refletida no pôster por meio das fortes e coloridas linhas geométricas que explodem em direção ao alto e ao futuro. Os símbolos tradicionais de Samara, o Monumento da Glória e o Ladya, estão presentes. A pose do jogador de futebol apresenta em mímica a figura no topo do Monumento da Glória. Visitantes e residentes visitam as praias às margens do Volga para encontrarem sol e diversão, um clima que fica visível nas cores brilhantes e ousadas do pôster.



Localizada 1.109 km a sudoeste de Moscou, Rostov do Don é uma cidade portuária às margens do rio Don. Os cavalos são um importante símbolo da história do município. Um exemplo é o monumento à Primeira Cavalaria do Exército, que forma a imagem básica do pôster. O rio Don, importantíssimo para a identidade da cidade, é representado pelas ondas azuis agitadas abaixo dos cavalos. Ramos verdes de carvalho, imitando as cores de um campo de futebol, remetem ao emblema da cidade. Por fim, a bola traz vermelho, azul e laranja, cores da bandeira da região de Rostov.



Sóchi, bela estância russa às margens do ensolarado Mar Negro, é uma cidade de contrastes. De suas cálidas praias às alturas da cordilheira de Krasnaya Polyana, com seus picos cobertos de neve, Sóchi é uma cidade realmente situada entre o mar e o céu, proporcionando uma experiência única neste sentido. O cartaz retrata uma bola de futebol que une as águas do mar e as montanhas e reflete a hospitalidade e o espírito receptivo da região.



Capital da República da Mordóvia, Saransk está localizada onde convergem os rios Saranka e Insar, na bacia do Volga, 650 km a leste de Moscou. A ave desenhada no pôster é o "pássaro da criação", uma figura poderosa e muito evocada na mitologia mordoviana, simbolizando a natureza e a própria vida. O pássaro e a bola são decorados com o padrão tradicional da Mordóvia e representam o estilo único da arte e do artesanato da região. A bola que está no cartaz representa o importante papel da Copa do Mundo da FIFA para a população local.



O mesmo rio Volga que dá energia e alma ao município de Volgogrado está também no centro do pôster da cidade. Produzido em estilo moderno e dinâmico, lembrando modernas tecnologias visuais, o cartaz traz cores retiradas do próprio rio, do sol e das emoções associadas ao futebol. A imagem é baseada em ondas e movimentos, como um time de futebol em ação. A onda alça a bola por sobre a superfície do rio, assim como a Copa do Mundo da FIFA 2018 levantará o espírito do povo russo às alturas.



Joia da coroa russa ao norte do país, São Petersburgo é mágica em qualquer época do ano. A cidade inspirou poetas, artistas, músicos e escritores desde seus inícios, quando foi idealizada pelo czar Pedro, o Grande, para servir como uma janela de modernidade para o mundo. A arquitetura verdadeiramente única de São Petersburgo é retratada no cartaz, que traz as catedrais de Santo Isaac e Smolny, os portões do Palácio de Verão e a Torre do Almirantado. A cidade é conhecida por sua vibrante cultura do futebol, representada pelo campo que aparece no pôster.



Situada junto aos Montes Urais, Ecaterimburgo marca a divisão continental da Europa com a Ásia. No centro da imagem vemos a malaquita, uma bela pedra preciosa famosa na região e também conhecida como "Flor de Pedra", o mesmo título do famoso romance de Pavel Bazhov. As cores do pôster representam os Urais, as montanhas e o rico solo da região. A cor azul representa o rio Iset. Nenhum elemento gráfico do pôster tem bordas bem definidas, refletindo o fato de que não há fronteiras para os países que amam o futebol.

Fonte: FIFA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...