.

.

Esquema de segurança das Olimpíadas vão empregar mais profissionais que a Copa

10/08/2014

O secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça (Sesge/MJ), Andrei Rodrigues, estima que o planejamento de segurança dos Jogos Olímpicos de 2016 vai empregar um efetivo bastante superior ao adotado no último dia da Copa do Mundo, quando trabalharam cerca de 20 mil profissionais das forças de segurança, incluindo os integrantes das Forças Armadas e da Guarda Municipal do Rio. “Nós ainda não chegamos no número, porque não é o momento, o planejamento operacional vai ser definido em uma sequência posterior, mas tenho absoluta convicção que o efetivo empregado aqui para a segurança dos Jogos será várias vezes maior do que o empregado na Copa do Mundo”, revelou.

O secretário reconheceu que, embora o planejamento de segurança nos Jogos Olímpicos vai repetir o conceito de integração aplicado na Copa do Mundo, a preparação da competição terá que levar em consideração que as Olimpíadas têm um nível de complexidade diferente. As Olimpíadas terão mais de 10 mil atletas e vão reunir 42 modalidades esportivas, em locais de disputas espalhados em toda a cidade do Rio de Janeiro. Para ele, no entanto, a concentração da maioria dos atletas na Vila Olímpica, que está sendo construída na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, vai facilitar o planejamento, como também o transporte que será feito em vias de deslocamento por meio de veículos próprios e policiamento próximo a cada um deles.

“Esse, acho que talvez seja, um dos grandes desafios das Olimpíadas, que é garantir não só a fluidez do trânsito em razão dos horários de competição, mas a segurança de todos que vão participar da competição”, disse. Rodrigues informou que o esquema trabalha com o conceito de rota segura. “Segura, porque vamos estar atentos com policiamento reforçado, videomonitoramento, com tecnologia, com emprego do imaginador aéreo [equipamento de alta tecnologia, com capacidade de gravação e de transmissão de vídeo em tempo real, que pode ser instalado em helicópteros ou outras aeronaves]. A União comprou dois aqui para o Rio e vamos avaliar a necessidade de adquirir outros. Vamos fazer esse vídeo acompanhamento de todas as rotas, o policiamento reforçado e também os veículos policiais acompanhando esses ônibus de um lado para o outro constantemente”, disse.

Fonte: EBC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...