.

.

Escolas estaduais recebem equipamentos utilizados na Copa do Mundo 2014

Versão HD Escvola do bairro Restinga, em Porto Alegre, recebeu equipamentos 
da Copa - Foto: Arquivo.

06/08/2014

A Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 acabou há 21 dias, mas os benefícios proporcionados por ela serão sentidos por muito tempo. É o que se pode comprovar em três escolas estaduais do Rio Grande do Sul, localizadas em áreas de vulnerabilidade social da Grande Porto Alegre. Beneficiadas pelo Projeto de Doações de Bens desenvolvido pela Fifa, pelo Comitê Organizador Local (COL) e com apoio da Podium, empresa encarregada pela logística da Copa do Mundo 2014, cada uma delas recebeu 12 televisores LCD, impressora colorida e aparelho de DVD blu- ray. Estes aparelhos foram utilizados pela entidade durante a realização do megaevento esportivo na capital gaúcha.

 “Com certeza um dos maiores legados da Copa”, exalta Eliana Salazar, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Hiroshima, de Eldorado do Sul. Para ela, as televisões, que serão instaladas nas salas de aula, colaborarão no ensino dos 60 alunos da escola, muitos deles sem nenhum aparelho em casa. “Nossa! É a sétima maravilha do mundo, uma mão na roda!”, diverte-se ela. A impressora colorida também tem função confirmada: impressão do jornalzinho produzido pelos alunos.

A felicidade de Eliana é compartilhada pela diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Mabilde, localizada no bairro Arquipélago. “Veio na hora certa!”, afirma Jurema Garzella. Os novos aparelhos incentivam não só os estudantes, mas também os professores. Instaladas nesse final de semana em cada sala de aula, professores de diferentes disciplinas já utilizaram os televisores. A ideia da diretora da escola de ensino integral, com 380 alunos, é colocar uma TV também no refeitório, para que os alunos possam acompanhar os noticiários ou outros programas e aprender também na hora do almoço. “Hoje o lúdico é muito importante, a aprendizagem com a tecnologia é melhor, a criança aprende muito mais com o estímulo do que só com o professor”, ressalta Jurema.

Essa também é a opinião de Kátia Bueno Laner, diretora da escola da Ilha das Flores, EEEF Oscar Schmitt.  “É muito mais produtivo e interessante de passar o conteúdo para o aluno. Esse equipamento vai facilitar muito”, destaca. Com mais de 380 estudantes do 1º ao 9º ano em turno integral, a diretora acredita que os novos equipamentos colaboram para estimular os alunos a participar das aulas e a cuidar da escola.

Além do lápis e do caderno
Além do ensino na sala de aula, a EEEF Oscar Schmitt oferece projetos diferenciados como a educação ambiental. Durante a Copa, beneficiados com ingressos, os alunos puderam passear pelo Caminho do Gol e ver um jogo no estádio Beira-Rio. Com essas diferentes atividades, a diretora Kátia acredita que a escola consegue transmitir aos alunos uma nova perspectiva de vida, em que é possível acreditar em uma situação melhor do que as que eles vivem hoje.

Neste sentido, para a diretora, José Mabilde, a escola é mais do que caderno, ela tem que apresentar um ambiente limpo e acolhedor. “A escola tem que ter vida, tem que ser atrativa, e é isso que estamos fazendo. A escola está mudando um pouquinho a comunidade”, alegra-se Jurema.

Projeto de Doações de Bens da Fifa
A grande quantidade de bens eletrônicos necessária na organização da Copa do Mundo da Fifa resultou num significativo legado tecnológico para áreas vulneráveis país afora. Essas escolas, além de 26 organizações não- governamentais, receberam parte dos equipamentos de ponta utilizados durante a realização da competição. No total, as doações contabilizam mais de dois mil itens, incluindo televisores, laptops, telefones celulares, projetores e DVDs.

O Projeto de Doações de Bens, que já foi levado a cabo na África do Sul, em 2010, tem como objetivo deixar um legado no país-sede, incrementando os recursos das escolas e também das entidades que trabalham o futebol como ferramenta para o desenvolvimento social.

Em Porto Alegre, também foram beneficiadas as escolas municipais, EMEF Morro da Cruz, no bairro Partenon , a EMEF Presidente Vargas, no Passo da Areia e a EMEF Dolores Alcaraz Caldas, na Restinga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...