.

.

37ª Expointer é aberta com a marca da qualidade

O governador Tarso Genro abriu oficialmente a 37ª edição da Expointer neste sábado  
Foto: Alina Souza/Palácio Piratini

31/08/2014

A 37ª Expointer foi aberta oficialmente na manhã deste sábado, dia 30. Nesta edição, a maior feira do agronegócio da América Latina apresenta diversas melhorias, resultantes dos investimentos realizados no Parque de Exposições Assis Brasil desde 2011, no valor de R$ 12 milhões. A "Expointer da qualidade", assim definida pelo governador do Estado, Tarso Genro, reflete o desempenho da agricultura gaúcha, que registrou as maiores safras históricas nos últimos três anos, bem como o crescimento de vários outros segmentos do setor primário.

"Esta Expointer revela o resultado de uma profunda transformação que o parque recebeu, em uma articulação do Governo do Estado com produtores, agricultores, pecuaristas e entidades", afirmou o governador durante a solenidade de abertura dos portões. Tarso estava acompanhado do prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, e do subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil, Adeli Sell, entre outras autoridades.

Neste ano, uma nova estrutura equipa o parque Assis Brasil. Foram feitas obras de contenção de alagamentos, há 111 lugares para camping e um novo lavatório para o gado. As redes elétrica e de abastecimento de água foram reformadas, as esferas-símbolo do parque foram pintadas, e todo o local foi cercado.

Conforme o secretário da Agricultura, a expectativa quanto aos resultados deste ano é positiva. Segundo ele, a feira deve atingir o mesmo volume financeiro de 2013, de R$ 3,29 bilhões em negócios, entre animais, máquinas agrícolas, artigos da agricultura familiar e artesanato. O secretário afirmou ainda que a conjungação de fatores da Expointer aponta para bons resultados: "O Rio Grande do Sul terá novamente uma grande safra, os preços estão favoráveis para a agricultura e pecuária, há políticas de crédito de longo prazo, e as indústrias de máquinas estão cada vez mais avançadas".

De acordo com presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas (Simers), Claudio Bier, uma das principais conquistas da Expointer 2014 é a obra que evitará alagamentos junto ao Arroio Esteio. "Felizmente superamos esse problema histórico e devemos ter um ambiente ainda mais favorável para manter a expectiva de grandes negócios", comemorou.

O governador destacou ainda a evolução da qualidade na agricultura e pecuária gaúchas, aliadas à cooperação e que estão concentradas no conjunto de atividades da feira. "Esta Expointer faz a síntese do trabalho comum do governo com a sociedade civil, com os produtores de todos os tamanhos e origens revelados nesta magnifíca demonstração de exuberância", disse.

Após a abertura dos portões, o governador e comitiva visitaram estandes e conversaram com expositores.
A 37ª Expointer é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com promoção do Sistema Farsul, Febrac, Fetag-RS, Sistema Ocergs-Secoop/RS, Simers e Prefeitura Municipal de Esteio.

Fonte: Expointer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...