.

.

Tetra no Rio, Alemanha deixou bom futebol e simpatia em Porto Alegre

Schürrle marca gol no Beira-Rio (Foto: Reuters)

15/07/2014

Alemães atuaram no Beira-Rio nas oitavas de final, quando venceram a Argélia por 2 a 1 na prorrogação, abrindo o caminho do mata-mata rumo ao título mundial

Porto Alegre se despediu da Copa do Mundo muito antes de a Alemanha conquistar o tetra, no último domingo, contra a Argentina, no Maracanã. E foi justamente numa vitória da campeã, que, mesmo em pouco tempo, conseguiu deixar um rastro de bom futebol e simpatia na capital gaúcha - marcas fortes da equipe de Joachim Löw durante todo o Mundial. 

Foi numa segunda-feira chuvosa, 30 de junho, que os alemães entraram em campo no Beira-Rio para vencer a Argélia nas oitavas de final, garantir a classificação à próxima fase e dar fecho de ouro à competição em Porto Alegre, após outros quatro jogos. Uma despedida capaz de despertar o sentimento de orgulho aos torcedores gaúchos que, se por um lado não puderam comemorar o hexa com o Brasil, podem bradar aos quatro cantos que fizeram os atuais campeões mundiais se sentirem em casa.

Em sua estadia no Brasil, os alemães resolveram construir uma nova estrutura na pequena Santo André, cidade próxima a Porto Seguro, na Bahia, para hospedar sua concentração. Foi em Porto Alegre, porém, que os europeus declararam estar reconfortados - como se estivessem, de fato, na Alemanha - devido ao clima da cidade, mais frio, como o europeu. 

Antes da partida contra a Argélia, houve tietagem dos fãs, passeio de uma das estrelas e festa pelas ruas. Em campo, 120 minutos de futebol. Tempo suficiente para que a capital gaúcha ficasse marcada na história do país europeu e vice-versa.

O GloboEspote.com lista os principais momentos da passagem da Alemanha:

POPSTARS ALEMÃES

Torcedores se aglomeraram para ver a seleção alemã em Porto Alegre (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)

Antes de chegar a Porto Alegre, os alemães contavam com o clima frio para se sentirem em casa na capital gaúcha. Mas foi justamente o calor da torcida que contribuiu com a adaptação dos europeus à cidade. Em clima de popstars, os jogadores eram recebidos por centenas de fãs, que se aglomeravam em frente ao hotel a cada saída da delegação para os compromissos oficiais. Tudo para tentar algum contato com os ídolos.

Na véspera da partida contra a Argélia, um grupo de 200 torcedores ignorou a chuva que atingia todo o Rio Grande do Sul para fazer uma grande festa na saída dos atletas. O meia Özil e o atacante Müller estavam entre os mais assediados. Simpático, o volante Schweinsteiger chegou a parar para conceder autógrafos e tirar fotos.

Schweinsteiger demonstrou simpatia em Porto Alegre (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)
FESTA ALEMÃ

Torcedores alemães lotaram o Caminho do Gol, em Porto Alegre (Foto: Caetanno Freitas/GloboEsporte.com)

Apesar da recepção calorosa aos atletas, os torcedores que vieram da Alemanha demonstraram a mesma frieza e discrição com que os jogadores comemoraram as vitórias nos gramados, nas festas pela cidade. Os visitantes se concentraram no Largo Glênio Peres, onde organizaram uma espécie de Oktoberfest antes do jogo.

No deslocamento em direção ao Beira-Rio, pelo Caminho do Gol, os europeus lotaram a via de acesso ao estádio, mas diferente dos demais jogos em Porto Alegre, percorreram o trajeto em silêncio. Mesmo comportamento adotado enquanto assistiam à partida.

PASSEIO DE SCHWEINSTEIGER

Schweinsteiger gera euforia ao retornar ao hotel com Zé Roberto (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)

Enquanto a maioria dos jogadores das nove seleções que passaram por Porto Alegre optaram por permanecer na concentração e só deixaram os hotéis para ir aos treinamentos e aos jogos no Beira-Rio, o alemão Bastian Schewinsteiger aproveitou o tempo para conhecer a capital gaúcha. O meia recebeu a visita do gremista Zé Roberto, ex-companheiro de Bayern de Munique, que o convidou para um passeio pelas ruas da cidade. 

Ao lado de Schweinsteiger, Zé Roberto visitou uma igreja e o levou para conhecer sua residência. No retorno ao hotel, o meia brasileiro foi tietado por outros jogadores alemães, como Mario Götze e Lucas Podolski.

Fonte: Globo Esporte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...