.

.

Serviço de wi-fi gratuito registra 66.823 acessos durante os jogos da Copa em Porto Alegre

Foto: Divulgação

07/07/2014

Os torcedores que percorreram o Caminho do Gol durante os jogos da Copa do Mundo Fifa 2014 em Porto Alegre e os que estão acompanhando as partidas na Fan Fest contam com internet gratuita, por meio do serviço Porto Alegre Livre. Os rádios wi-fi (hostspots) da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) registraram, durante o período da Copa na capital, 66.823 acessos, de 21.831 usuários, que completaram 34.123 horas de conexão. 

No Caminho do Gol, foram instalados hotspots em cinco estações que, além do acesso wi-fi, contaram com câmeras de vigilância: Largo Glênio Peres, Mercado Público, Ponte de Pedra, Praça Isabel – a Católica, Parque Marinha do Brasil e Viaduto Dom Pedro I. Esses pontos de wi-fi ficarão como legado para a cidade após o término do Mundial e passam a compor o projeto de internet livre e gratuita da prefeitura, desenvolvido de forma que o acesso gratuito esteja localizado em espaços públicos de convivência, como praças e parques. 

Os acessos ao serviço wi-fi gratuito também foram registrados nas nove áreas de lazer que já possuíam o serviço antes da Copa: Praça da Alfândega, Usina do Gasômetro, Acampamento Farroupilha, Mercado Público, Pista de Skate do IAPI, Parque Moinhos de Vento, Redenção, Largo Zumbi dos Palmares e Esplanada da Restinga. 

Na Fan Fest, no Anfiteatro Pôr-do-Sol, os torcedores poderão acessar a internet gratuita até o término da Copa, por meio do sinal emitido pelos dez pontos que estão operando no local. Segundo o gerente de Operações da Companhia, Adriano Ramos Gonçalves, durante o período de jogos em Porto Alegre, foi registrada apenas uma ocorrência de congestionamento na rede wi-fi. “Até o momento ocorreu apenas esse registro, na Área de Hospitalidade da Fan Fest. Instalamos mais um rádio no local e o problema foi imediatamente solucionado”, explicou.

Serviços – A equipe técnica da Procempa atendeu 81 solicitações advindas de oito órgãos de ponta da Prefeitura de Porto Alegre, em 11 locais de atuação, como o Caminho do Gol, a Fan Fest, o Centro Aberto de Mídia e Parque Harmonia, entre outros. A Companhia disponibilizou internet e infraestrutura (cabeamento, dutos, fibras, computadores, impressoras, telefones) para o atendimento dos serviços. Foram instalados 18 rádios wi-fi e recuperados oito. Também foram disponibilizadas cinco câmeras de vigilância e recuperadas 20.

Eduroam - A rede de wi-fi da Procempa também permite o acesso livre e gratuito à internet em 46 lugares públicos na capital por meio do serviço do sistema eduroam (education roaming). A parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e UFRGS permite que alunos, bolsistas, professores e pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras acessem de forma fácil e segura a rede mundial de computadores. 

Durante a Copa do Mundo, além de registrar o acesso de usuários de universidades brasileiras renomadas como UFRGS e PUCRS, o eduroam já foi utilizado por usuários de instituições de 13 países: Alemanha, Reino Unido, Portugal, Espanha, Holanda, França, Áustria, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Itália, Singapura e Suécia.

Fonte: Procempa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...