.

.

Mais de 435 mil pessoas curtiram os 24 dias de Fan Fest

Pessoas de diversos lugares do mundo estavam integradas e se divertindo
Foto: Cristine Rochol/PMPA

14/07/2014 

Futebol e música numa grande confraternização cosmopolita: esse pode ser o resumo do que foram os 24 dias de Fan Fest no Anfiteatro Pôr do Sol. Pessoas dos mais diversos lugares do mundo estavam integradas de maneira jamais vista na capital gaúcha. Mesmo com o final dos jogos da Copa no Beira-Rio, a Fan Fest seguiu promovendo a integração entre os povos, mostrando um misto de bandeiras e cores de países de todos os continentes. Contando com o último dia do evento neste domingo, 13, mais de 437 mil torcedores passaram pela Fan Fest de Porto Alegre desde o primeiro dia de Copa do Mundo. A Fan Fest exibiu todos os 64 jogos da competição em um telão LED HD de 80 metros quadrados. (fotos)

Valorização da cultura local - A estrutura armada para o evento tinha capacidade para 20 mil pessoas, que puderam acompanhar 70 shows, entre eles 64 atrações gaúchas, ao longo dos 24 dias de atividades dentro da arena que contou, ainda, com praça de alimentação e área de hospitalidade. "Foi um projeto muito bem organizado, um evento lindo, que mostrou a cara da nossa cidade ao mundo", afirmou Gianluca Farias, 21, enquanto curtia a última das apresentações artísticas.

Recordes - A média de público alcançou 18 mil pessoas por dia, sendo que chegou ao recorde de 46 mil 'fanfesteiros' em 22 de junho, data da partida Argélia x Coreia do Sul em Porto Alegre. Enquanto isso, o maior número de pessoas simultâneas foi durante a transmissão de Argentina x Nigéria, quando 19 mil estavam dentro do anfiteatro e mais 10 mil assistiam ao jogo no telão instalado no lado externo da Fan Fest. 

De Porto Alegre para o mundo - A assessoria de imprensa da Prefeitura de Porto Alegre atendeu na Fan Fest 118 veículos de comunicação nacionais e internacionais. Do total, 58 foram estrangeiros e outros 60 nacionais. O evento recebeu veículos com credenciamento da Fifa, do Centro Aberto de Mídia (CAM) ou com qualquer identificação de classe ou de empresa de comunicação. Do exterior, o maior número de visitantes foi da Argentina, com 21 emissoras de TV e jornais, mas também passaram pelo Anfiteatro Pôr do Sol profissionais do Catar, da República Tcheca, da Inglaterra, da Turquia, entre outros países, incluindo aqueles em que as seleções atuaram em Porto Alegre. O maior número de atendimentos à imprensa foi registrado no dia 25 de junho, quando a Argentina venceu a Nigéria no estádio Beira-Rio. Ao todo, 40 equipes fizeram cobertura do evento.

Planejamento e superação - Para a coordenação do evento, após os 25 dias de Fan Fest a avaliação foi positiva. A infraestrutura montada à beira do Guaíba suportou, inclusive, as variações climáticas do inverno gaúcho, quando Porto Alegre teve dias de chuva, frio e calor. "Foi um ano de preparação e organização para que a nossa Capital pudesse viver uma Copa. A Fan Fest foi abraçada pelo público, e o anfiteatro virou um ponto de encontro dos porto-alegrenses e turistas. Com certeza, nós temos uma cidade preparada para futuros eventos como este e podemos nos orgulhar disso", concluiu a coordenadora-geral da Fan Fest, Ana Fagundes.

Evento seguro - A polícia civil registrou 112 ocorrências durante os 25 dias de Fan Fest. "Se tu imaginares o número de pessoas e a expectativa em razão do ânimo em relação à Copa, o número é bom'', avaliou o delegado Paulo César Jardim. Conforme o major Luís Ullisses Rodrigues, a Brigada Militar contou com mais de 300 homens trabalhando para a segurança do evento, e foi "um evento muito tranquilo".

Fan Fest em números:

Público total - 437 mil pessoas
Dias de evento - 24
Recorde num mesmo dia - 46 mil pessoas
Recorde ao mesmo tempo - 29 mil (dessas, 10 mil no telão externo)
Média de público/dia - 18,2 mil
Atrações culturais - 70
Atrações locais - 66
Jogos transmitidos - 64 (todos da Copa)
Veículos de mídia - 118
Veículos nacionais - 60
Veículos estrangeiros - 58
Veículos de mídia argentinos - 21



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...