.

.

Exposição apresenta torcedores como protagonistas da Copa

Crédito: Divulgação

24/07/2014

A Usina do Gasômetro recebe até 18 de agosto a exposição “Etnografando na Copa”. A visitação, com entrada gratuita, acontece de terças a domingos, das 10h às 21h, e mostra os torcedores que passaram pelo Caminho do Gol em Porto Alegre como um dos protagonistas da Copa do Mundo na cidade. 

A fotógrafa Lisa Roos acompanhou as torcidas no Caminho do Gol, buscando compreender quem eram essas pessoas, de onde vieram, para quem torciam e o que sentiam naquele momento. O projeto faz um registro fotoetnográfico desse momento histórico para Porto Alegre e para o Brasil, com o registro da perspectiva do olhar dos torcedores. 

A amostra coletada pelos “fotoetnógrafos” é aleatória: os fotógrafos foram até os locais onde estavam os torcedores, montaram um estúdio de rua e fotografaram essas pessoas em um fundo branco. O projeto foi realizado por  Julia Presotto, Candi Damé e Raquel Scodro da Postal Inc, em parceria com a fotógrafa Lisa Roos e produção executiva de Viviane Possa.

A iniciativa é da Secretaria Municipal da Cultura, por intermédio da Coordenação de Artes Plásticas e da Postal Inc., em parceria com Lisa Roos Fotografia.

Saiba mais sobre o Etnografando na Copa

O Etnografando é um estudo sócio-etnográfico da Postal Inc. que tem como objetivo analisar as microatitudes, os códigos e padrões comportamentais relacionados ao vestuário e aomindstyle. O objetivo é catalogar e agrupar pessoas com semelhanças nas suas atitudes e inclinações para perceber, sentir, fazer e pensar. A missão com esse projeto foi de buscar compreender o modo que envolve a Copa do Mundo na percepção dos protagonistas dessa história - os torcedores. Quem eram essas pessoas, de onde elas vieram, para quem elas torciam e o que estavam sentindo minutos antes do jogo? O objetivo era relatar esse momento histórico para Porto Alegre e para o Brasil.

A metodologia utilizada foi um estudo na cidade de Porto Alegre, nas imediações do estádio Beira Rio, durante os quatro jogos da primeira fase. Onde foram acompanhados de perto os torcedores dos mais variados cantos do mundo que passavam pelo Caminho do Gol. ​

Serviço:

Etnografando na Copa

Data: 18/07/2014 a 17/08/2014

Horário: 9h às 21h (3ª feiras a domingos)

Local: Galeria do 4º andar - Centro Cultural Usina do Gasômetro

Endereço: Avenida Presidente João Goulart, 551 - Marcílio Dias

Contatos: http://etnografandobrasil.tumblr.com /posta@postalinc.com.br

Valor: gratuita



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...