.

.

Comunicação da Copa projeta Estado para o mundo

Espaço recebeu mais de mil profissionais durante a Copa - Foto: Divulgação.

06/07/2014

A comunicação foi um dos pontos altos da Copa do Mundo 2014 e teve sua atuação ampliada durante o mundial, graças ao Centro Aberto de Mídia (CAM), na Usina do Gasômetro. No período de 10 de junho a 02 de julho, foram publicadas 169 notícias no Portal Gaúcho da Copa, traduzidas para o inglês e espanhol, sendo 91 produzidas pela equipe que atuou no CAM, 63 pela comunicação do Governo do Estado e 15 de produção do Governo Federal, Prefeitura de Porto Alegre e Fifa. A equipe de fotógrafos registrou 2.752 imagens, que foram compartilhadas e utilizadas por diversos veículos.

As reportagens publicadas e amplamente divulgadas em todas as plataformas da equipe do Estado tiveram alto aproveitamento da mídia nacional e internacional. Algumas matérias pautaram os veículos como é o caso da reportagem de uma família que elabora pratos típicos dos adversários do Brasil em dias de jogo e que, após, foi produzida pela equipe BBC (televisão inglesa) e um concerto Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), divulgado pela Deutsche Presse Agentur (DPA).

O portal (www.copa2014.rs.gov.br) registrou mais de 46 mil acessos (37,9 % de novos visitantes e 62,1 % de visitantes que retornaram), registrando ápices nos dias dos confrontos da seleção brasileira.  Segundo a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), as principais consultas foram originadas por usuários que estavam no Brasil (93,9%), Estados Unidos (3%), França (1,5%) e Portugal (1,5%).

A parceria desenvolvida com prefeituras do interior também divulgou o Estado para o mundo. Dois Press Tour, organizados pela assessoria de imprensa do CAM, em parceria com as prefeituras de Gramado e Garibaldi, divulgaram as atrações turísticas destas cidades para a imprensa da Colômbia, Equador, Argentina, China, Bélgica e Austrália.  “O trabalho superou nossas expectativas e mostrou que estamos preparados para atuar em grandes eventos”, diz Martha Bins Voigt, coordenadora de comunicação social do Comitê Gestor da Copa RS.

 O CAM cadastrou e recebeu, no período em que esteve aberto 1.131, profissionais que usufruíram de ampla estrutura de equipamentos. Cento e quinze jornalistas estrangeiros de 21 países (Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Catar, Chile, China, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Escócia, França, Holanda, Honduras, Inglaterra, Itália, México, Portugal, Suécia, Uruguai) utilizaram o espaço de 500 metros quadrados para editar, produzir, apresentar e até narrar os jogos do campeonato.

Martha ressalta que a parceria desenvolvida com a prefeitura de Porto Alegre e governo federal foi fundamental para o bom andamento das ações. “Nossa equipe de comunicação foi estruturada por profissionais e estagiários qualificados e poliglotas, das mais diversas áreas, como fotografia, cinegrafia, jornalismo, publicidade, relações públicas”, completa.

 Durante o evento, a Procergs disponibilizou rede estabilizada/estável com 60 pontos lógicos e elétricos cabeados para micros e notebooks e conexão de rede sem fio para 90 usuários simultâneos. “Nos dias mais movimentados, foram contabilizados até 120 registros de acesso na rede”, diz Carla Leyser, analista de Negócios da  Divisão de Relacionamento com Clientes da Procergs.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...