.

.

Coleta seletiva feita durante a Copa em Salvador rende R$ 18 mil aos catadores

27/07/2014

A coleta seletiva realizada no entorno da Arena Fonte Nova e na Fifa Fan Fest, no Farol da Barra, durante a Copa do Mundo, gerou renda aos 93 catadores das cooperativas que integraram a ação e ainda possibilitou uma economia no consumo de bens naturais.

Ao todo, foram coletados 11 toneladas de materiais recicláveis, que geraram cerca de R$ 18 mil, divididos entre as cooperativas e os catadores.

Manuel dos Santos, da Cooperativa de Agentes Ambientais Nova República (Canore), ressaltou os ganhos econômicos e ambientais da atividade. “É um trabalho bonito, decente e que preserva o meio ambiente. Além da gente estar ganhando um dinheiro, estamos contribuindo com a limpeza do local”, afirmou.

Com uma renda média de menos de um salário mínimo por mês, os catadores de materiais recicláveis vêem em grandes eventos a oportunidade de obter uma renda extra.

"O incentivo da Prefeitura para a coleta seletiva durante a Copa foi muito bom para a cooperativa, vai aumentar a renda média dos catadores este mês, além de possibilitar o ingresso de novos catadores. Espero que venham novos eventos para nos ajudar ainda mais", declarou Robson de Jesus, representante da Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava.

Ao serem encaminhados para a reciclagem, os papelões, latas de alumínio e garrafas plásticas coletados evitaram que, respectivamente, 29 árvores fossem derrubadas, 26 quilos de bauxita e 46 litros de petróleo fossem extraídos do meio ambiente.
Os 4.624,7 quilos de latas de alumínio arrecadados correspondem à economia de uma quantidade de energia elétrica suficiente para manter um aparelho de televisão ligado por 1,7 ano.

A instalação da coleta seletiva em Salvador faz parte do Planejamento Estratégico elaborado pela Prefeitura com as principais ações a serem executadas na cidade entre os anos de 2013 e 2016.

O planejamento prevê, entre outras realizações, a instalação de 100 Pontos de Entrega Voluntária de Coleta Seletiva (PEVs) até o fim de 2014 e a implantação de coleta seletiva em 8.400 grandes geradores de resíduos a partir de 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...