.

.

Autoridades de 18 países acompanharam Mundial em Porto Alegre

Governador Tarso Genro, rei Williem e a rainha Máxima viram a vitória da Holanda 
sobre a Austrália, no Beira-Rio - Foto: Robson Alves/BM.

03/07/2014

Rei, rainha, presidentes, embaixadores e cônsules de 18 países estiveram em Porto Alegre para acompanhar os jogos da Copa do Mundo de Futebol. Representantes da Austrália, Argélia, Argentina, Áustria, Alemanha, Bélgica, Chile, China, Coréia do Sul, Equador, Estados Unidos, França, Holanda, Honduras, Japão, Suíça, Nigéria e Vietnam acompanharam as partidas no estádio Beira- Rio e alguns aproveitaram a estadia para visitar empresas e cidades do interior e região metropolitana.

Na partida de estreia da capital gaúcha no mundial, entre França e Honduras, o presidente hondurenho Juan Orlando Hernández veio com comitiva para motivar sua seleção. O grupo optou por se hospedar em Gramado, na região das Hortênsias, o que fez com que muitos hondurenhos elegessem a cidade como seu lar no Rio Grande do Sul. 

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, chegou em Porto Alegre no dia 17 de junho com comitiva da entidade organizadora do evento e participou de jantar no Palácio Piratini com o governador Tarso Genro. No dia seguinte, o grupo assistiu a partida Holanda e Austrália.  A seleção europeia contou com a torcida do rei Williem Alexander e da rainha Máxima, que esbanjaram simpatia.

 “A confraternização entre brasileiros, holandeses e australianos, que tomaram conta das ruas da Capital gaúcha, continuou no Beira-Rio e fomos brindados com uma linda festa e um grande jogo”, destacou o governador Tarso Genro, que recepcionava a realeza, na única partida que o casal holandês decidiu acompanhar no Brasil. O embaixador da Holanda, Kees Rade, salientou que o país quer "intensificar sua presença e deixar um legado para a cidade". Segundo ele, a organização já preparou muito bem essa Copa do Mundo, tanto no setor da segurança, da saúde, do turismo, quanto da Fan Fest.

Na despedida de Porto Alegre na Copa do Mundo, o ministro Federal do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, e sua comitiva acompanharam a classificação de sua seleção para às quartas de final. Durante sua passagem pelo Rio Grande do Sul, a equipe aproveitou para visitar o projeto “Festival da Bola 2014”, uma cooperação entre o Ministério da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ),  a GIZ  (Agência para a Cooperação Alemã) e a Associação Cristã de Moços (ACM).

Após, o grupo conferiu a exposição  “O jogo só acaba quando termina”, no Instituto Goethe, participou de encontro do Projeto “BigShoe” com a presença de uma equipe jovem de futebol de Porto Alegre. Eles ainda foram conhecer as instalações da empresa alemã de software SAP, em São Leopoldo.

O último jogo também foi acompanhado pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, que considerou o resultado dos cinco jogos na capital gaúcha positivo. Segundo a Fifa, a iniciativa do Caminho do Gol foi bem sucedida e pode ser adotada em futuras Copas do Mundo em outros países. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...