.

.

Porto Alegre investe em cultura regional para conquistar turistas na Copa

Porto Alegre investe em cultura regional para ganhar turistas. Primeira Fan Fest foi totalmente gaúcha - Foto: Marinho Saldanha/UOL

18/06/2014

Não tem praia, é frio durante boa parte do ano, não há belas paisagens por toda parte nem grandes festivais. Então: por que um turista procuraria Porto Alegre? Pensando em oferecer fatores que convençam os interessados na Copa do Mundo a retornar à capital do Rio Grande do Sul, a cidade se esforça para expor ao máximo a cultura regional.

Logo na abertura da Copa do Mundo, o roteiro de atividades da cidade apontava para exposição da cultura gaúcha. Um Acampamento Farroupilha, que tradicionalmente ocorre no mês de setembro para comemorar a revolução, foi criado em junho. Com formato reduzido, o encontro apresenta palestras sobre vestimenta, montaria, história, lida campeira e até dá cursos de churrasco e chimarrão.

Se o chamado 'turismo de galpão' não agradar os gringos, outras alternativas foram apresentadas nos dias que seguiram o Mundial. A primeira Fan Fest, por exemplo, foi formada apenas por atrações regionais. Gaiteiros, Centros de Tradições Gaúchas, música popular de Porto Alegre, foi isso que o visitante encontrou no Anfiteatro Pôr-do-Sol.

Até mesmo a localização da Fan Fest mira reforçar os atrativos da cidade. O Anfiteatro fica às margens do Rio Guaíba, um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre.

Nos eventos oficiais da Fifa, enquanto outras cidades têm principalmente treinamentos e jogos, Porto Alegre sempre encontra uma maneira de criar maneiras para enaltecer a cidade. São convites para visitas guiadas, palestras sobre o município e arredores, tudo com objetivo de convencer que a cidade possa ser um bom destino futuro.

Além disso, quiosques de informações estão espalhados pelos locais de maior movimentação e mapas em português, inglês e espanhol são distribuídos gratuitamente.

Um dos pontos altos do turismo em Porto Alegre na Copa ocorrerá no jogo desta quarta-feira, entre Holanda e Austrália. Outra partida que promete movimentar a capital gaúcha será no dia 15, entre Argentina e Nigéria.

Restam, ao todo, quatro jogos para serem disputados na capital gaúcha durante o Mundial. O último deles está marcado para 30 de junho.

Fonte: UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...