.

.

Investimentos em segurança para a Copa já mostram resultado em Porto Alegre

Conjunto de imagens de câmeras de monitoramento ajuda equipes de segurança a ter mais precisão na prevenção - Foto: Claudio Medaglia/Portal da Copa

14/06/2014 

Imageador aéreo e mochila tecnológica auxiliaram a Brigada Militar na identificação e detenção de pessoas que promoveram depredações no centro da capital gaúcha na quinta-feira

Embora Porto Alegre vá receber seu primeiro jogo da Copa do Mundo somente no domingo, os investimentos feitos na área da segurança pública já entraram em ação e foram aprovados pelos operadores. Durante ações de vandalismo promovidas por parte dos manifestantes que se reuniram no centro da capital gaúcha na última quinta-feira, a Brigada Militar fez a repressão usando novos equipamentos, enquanto toda a operação era monitorada no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICC).

Prevendo o ato público, com base na apuração do serviço de Inteligência, a Brigada Militar posicionou servidores em número suficiente para enfrentar o pior dos cenários. Diante de um número menor de manifestantes do que o esperado, trabalhou com boa margem de segurança e evitou a aproximação do grupo ao Anfiteatro Por do Sol, onde ocorre a Fan Fest. "Fizemos o bloqueio longe daquele espaço, para não atrapalhar a festa. E, aos poucos, fomos identificando e efetuando a detenção dos indivíduos que cometeram delitos", explica o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Silanus Serenito Mello.

Toda a operação contou com tecnologias importantes agregadas ao contexto da segurança pública gaúcha. Do alto, acoplado à base de um helicóptero, o Imageador Aéreo captava os movimentos dos manifestantes e transmitia, com baixíssimo nível de ruído, ao CICC e à sala de comando no quartel general da BM. Igualmente, dois policiais operavam, no solo, uma mochila tecnológica. O equipamento registrava imagens em solo, a curta distância. "Identificamos os líderes e principais baderneiros com transmissão de imagem online em tempo real. A partir daí, no momento mais adequado, efetuamos a detenção de 13 pessoas, que foram encaminhadas à àrea judiciária. Essas imagens servirão como prova dos delitos que eles praticaram", complementa o policial.

Em Porto Alegre, houve prédios públicos atacados, bancos depredados, lojas danificadas, dois contêineres de lixo incendiados e uma luminária pública derrubada, além de placas de sinalização e material de divulgação da Copa destruídos. Dois policiais militares sofreram ferimentos leves. Nenhum manifestante se machucou. Para o coronel Silanus, a operação recebeu nota 8, em uma escala até 10. "É uma nota muito boa. Domingo, quando haverá jogo no estádio Beira Rio, queremos chegar a 9. São pequenas questões que devemos ajustar ao longo do tempo".

Inteligência

Sem interferir na autonomia da Brigada Militar, que detém a prerrogativa em situações de desordem civil, representantes de duas dezenas de instituições acompanhavam a operação pelo telão do CICC. O coordenador do centro, delegado da Polícia Federal Sérgio Henrique Silva, valorizava a parceria entre o setor público, em especial com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e a iniciativa privada na disponibilização das imagens de um grande número de câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade. "Toda essa nova tecnologia nos permite formar uma grande rede de informações e planejar as ações de forma mais eficiente para assegurar a integridade das pessoas, dos agentes e dos manifestantes".

O centro tem como grande mérito, segundo o subcoordenador, coronel Antônio Scussel, a capacidade de permitir maior consciência a respeito de cada situação para o gerenciamento adequado. "O Imageador é fundamental para sabermos o que acontece, onde e como. E, assim, mantemos a interlocução entre o pessoal que está na rua e as diferentes instituições aqui para a adoção das medidas capazes de atender a necessidade. O compartilhamento de decisões é uma novidade que está em implantação e deve ser perseguida como ideal", completa Scussel, que a partir de 18 de julho, com o final da Copa, assumirá o comando da estrutura, então entregue ao Departamento de Controle e Comando Integrado da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...