.

.

Fé e futebol ilustram tradição de Corpus Christi em Porto Alegre

Foto: Claudio Medaglia/Portal da Copa

03/06/2014 

Artista plástico confecciona tapete de serragem em alusão à Copa e à religiosidade

Um misto de fé em Deus e paixão pelo futebol inspirou o artista plástico gaúcho Luís Henrique Lima na confecção de uma obra tradicional para a religião católica. Para convidar as pessoas a visitarem a Festa de Corpus Christi de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, ele produziu um tapete de serragem com tema da Copa do Mundo no coração do Mercado Público de Porto Alegre.

A peça mescla figuras ligadas ao Cristianismo, ao futebol e às seleções de diferentes países que estarão no torneio. “Pensei em unir as duas propostas do momento, que são a Copa do Mundo e a festa religiosa”, explicou o autor, natural de Rio Grande e radicado em Flores da Cunha há 24 anos.

Produzida ao longo de toda a segunda-feira, a obra foi inaugurada na manhã desta terça (3.06), em visita do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, ao espaço. “Porto alegre está preparando uma Copa que será de todos os povos, todas as cores e crenças. Será a Copa da integração. Essa peça divulga a festa de Flores da Cunha e dá visibilidade à Copa do Mundo. O futebol também é um elo entre os povos e as culturas”, disse Fortunati.

A tradicional Festa de Corpus Christi de Flores da Cunha ocorrerá de 19 a 22 de junho, na Praça da Bandeira. Em 2014, o município completa 50 anos produzindo tapetes para o evento. Nesta edição, 24 trilhos e quadros de serragem, de diferentes tamanhos e produzidos por centenas de pessoas, vão colorir o espaço e exaltar a fé cristã. As peças são confeccionadas na véspera, mas os turistas podem participar da experiência e produzir seus próprios tapetes no dia 19, quando também ocorrem a Romaria ao Frei Salvador e a Procissão de Corpus Christi, logo depois da missa celebrada em frente à Igreja Matriz, às 9h30.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...