.

.

Durante a Copa em Porto Alegre, projeto vai transformar lixo em combustível

Foto: Divulgação

16/06/2014

O projeto prevê o reaproveitamento dos resíduos orgânicos gerados no Acampamento Farroupilha e na Fifa Fan Fest

Um projeto inovador poderá ajudar Porto Alegre a mitigar os impactos da Copa do Mundo de 2014. Os resíduos orgânicos gerados no Acampamento Farroupilha e na Fifa Fan Fest serão transformados em combustível. O chamado GNVerde é um gás gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos, que possui características químicas semelhantes ao gás natural. O projeto será apresentado na segunda feira, 16, no Centro Aberto de Mídia, 1º andar da Usina do Gasômetro, na avenida Presidente João Goulart, 551.

A iniciativa resulta de parceria entre Companhia de Gás do Estado (Sulgás), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Comitê Gestor da Copa RS, Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer, Iveco-Bivel, Realeza Furgões e Consórcio Verde-Brasil, formado pelas empresas Ecocitrus e Naturovos. Na apresentação, estarão presentes representantes das empresas parceiras.

Também integra o projeto a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, que fornecerá lixeiras e equipes para orientar os participantes do Acampamento Farroupilha sobre a correta separação dos resíduos gerados nos piquetes. Na Fifa Fan Fest, o projeto foi integrado ao programa Resíduo Zero, do DMLU, que faz parte do Plano de Ação para Limpeza Urbana na Copa do Mundo 2014.

Os resíduos orgânicos produzidos no Acampamento Farroupilha e na Fifa Fan Fest durante a Copa do Mundo serão coletados pelo DMLU e separados para envio à planta de produção de GNVerde, instalada em Montenegro e mantida pelo Consórcio Verde-Brasil. O caminhão, fabricado pela empresa Iveco, possui tecnologia e motor especial movido a GNV, desenvolvido pela FPT Industrial, e será abastecido pelo próprio gás gerado na transformação dos resíduos orgânicos produzidos durante a Copa. Após a coletiva, haverá visita guiada à usina de produção do GNVerde, no município de Montenegro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...