.

.

Cerca de 150 toneladas de resíduos recicláveis nos 26 primeiros jogos da Copa

22/06/2014

O número já corresponde à metade do que previam os organizadores para todo o Mundial

A Copa do Mundo nem chegou à metade da disputa e já foram recolhidas 150 toneladas de resíduos recicláveis nos primeiros 26 jogos disputados em 12 estádios do Mundial. O número é expressivo, se comparado às 70 toneladas obtidas nas 16 partidas da Copa das Confederações do ano passado, em seis estádios.

- Nosso objetivo inicial era atingir 320 toneladas (de resíduos recicláveis) nos 64 jogos desta Copa do Mundo, mas já chegamos quase à metade da meta em pouco mais de um terço das partidas - analisou o argentino Federico Addiechi, chefe de responsabilidade social corporativa da Fifa.

O projeto de coleta de recicláveis - inédito na história das Copas - está sendo coordenado pela Coca-Cola, um dos patrocinadores do Mundial, que treinou 840 catadores brasileiros para trabalhar nos estádios, impactando mais de seis mil outros em cooperativas das cidades-sedes.

- Os catadores têm papel fundamental nesse projeto. Atingir 150 toneladas agora já é algo que nos entusiasma - disse Victor Bicca, diretor de assuntos governamentais, comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola para a Copa do Mundo-2014.

Em São Paulo, os 70 catadores que trabalham no Itaquerão tiveram atividade extra antes do início da Copa do Mundo, retirando cerca de 15 toneladas, sendo seis nos últimos três dias de preparação do estádio, cujas obras atrasaram, prejudicando a montagem dos equipamentos da Fifa. Em todo o Brasil, eles ganham diária de R$ 80 por um período de oito horas de trabalho (sendo uma de almoço), mais vale-alimentação e transporte.

Nos 12 estádios foram instalados coletores de cores verde (para resíduos) recicláveis e cinza (não recicláveis). O trabalho em dia de jogos começa com um grupo volante de 20 catadores percorrendo os anéis externos e internos do estádio, coletando os resíduos recicláveis (secos) depositados pelos torcedores nas lixeiras de cor verde. Paralelamente, os catadores percorrem os bares do estádio coletando os resíduos gerados durante a venda de bebidas e alimentos aos torcedores. Todo o material dos anéis e bares é encaminhado para as áreas satélite de depósito (armazenamento temporário) de resíduos sólidos dos estádios.

Depois do jogo, o material reciclável depositado nas áreas satélites é encaminhado para o depósito central de resíduos sólidos de cada estádio. O caminhão da cooperativa de catadores carrega o que está armazenado e transporta para o centro de triagem da cooperativa. Lá, há a separação dos diversos materiais que serão destinados para a indústria de transformação específica.

Os catadores trabalham em paralelo à operadora de resíduos sólidos do estádio, que é responsável pela gestão dos resíduos não recicláveis (orgânicos) gerados durante o jogo e que são coletados pela empresa de limpeza pública da cidade-sede.

Fonte: O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...