.

.

Centro Aberto de Mídia da Copa é inaugurado em Porto Alegre

Prefeito José Fortunati e secretário estadual do Esporte abrem oficialmente 
o local, espaço alternativo à cobertura da Copa voltado principalmente para
 jornalistas não credenciados junto à Fifa - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini.

09/06/2014

O Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte e do Lazer, inaugurou, nesta segunda-feira (9), em Porto Alegre, o Centro Aberto de Mídia (CAM), espaço alternativo à cobertura do Mundial voltado principalmente para jornalistas não credenciados junto à Fifa para o evento. O centro é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, com apoio do Governo Federal. No local, a imprensa, gratuitamente, terá acesso a conteúdos vinculados ao Mundial, mas, principalmente, a informações sobre o Estado.

“Este espaço dispõe para os jornalistas um ligação com o mundo, mas também com o Estado, para mostrar nossa cultura e nossas tradições. É através dessa relação com a mídia que vamos conseguir mostrar todo o trabalho realizado até aqui. A partir de Porto Alegre, o turista poderá conhecer o interior deste Estado tão grande quanto nossos países vizinhos”, afirmou o coordenador Executivo do Comitê Gestor da Copa 2014 RS(CGCopa), Maurício Nunes.

Localizado no segundo andar de um dos cartões-postais da Capital, a Usina do Gasômetro, o Centro Aberto de Mídia proporcionará, a partir das 8h desta terça, aproximadamente 500 m² de infraestrutura para atuação da imprensa, com computadores, banda larga e internet sem fio. São esperados mais de 500 profissionais de comunicação, já cadastrados no centro, provenientes de veículos do mundo inteiro, como BBC, Financial Times, entre outros. Estão credenciados, até o momento, jornalistas de dez países, de vários continentes.

"É um espaço qualificado com toda a estrutura necessária para todos aqueles que não estarão acompanhando a Copa do Mundo a partir do Beira-Rio. Aqui, eles conhecerão a cultura do nosso Estado. Vão poder falar da nossa cultura para o mundo", explicou o Secretário do Esporte e do Lazer, Ricardo Petersen.

O Centro Aberto de Mídia de Porto Alegre foi inaugurado em cerimônia que contou com a presença do prefeito, José Fortunati, do secretário do Esporte e do Lazer do Estado, Ricardo Petersen – representando o governador Tarso Genro - e do coordenador executivo do CGCopa, Maurício Nunes, entre outras autoridades.

"A cidade abrigou o Fórum Social Mundial e é conhecida mundialmente pelo Orçamento Participativo. Mas tenho a convicção de que em nenhum destes eventos Porto Alegre e o Estado conseguiram ter a notoriedade que a Copa proporciona. Temos jornalistas chegando de todos os lugares do mundo", salientou José Fortunati, pouco antes do descerramento da fita inaugural.

Para participar do CAM, o profissional de imprensa deverá se cadastrar por meio do Portal Gaúcho da Copa 2014 (www.copa2014.rs.gov.br).

Infraestrutura e pessoal qualificado

Equipes da prefeitura e dos governos estadual e federal, que irão colaborar com o trabalho dos jornalistas em Porto Alegre durante o Mundial, atuarão de forma integrada no atendimento aos profissionais. A programação do Centro deverá incluir entrevistas coletivas e agendas específicas para a imprensa. O espaço contará com estúdios de rádio e TV e televisores para transmissão dos jogos. O Centro estará em funcionamento de 10 de junho a 2 de julho, das 8h às 20h, estendendo a atividade até as 22h nos dias de jogos na Capital: 15, 18, 22, 25 e 30 de junho.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail: copa2014.rs@gmail.com

Funcionamento do Centro Aberto de Mídia de Porto Alegre
Data: de 10 de junho a 2 de julho
Horário: das 8h às 20h; até as 22h nos dias de jogos na Capital (15, 18, 22, 25 e 30 de junho).
Local: 2º andar da Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551 - Centro, Porto Alegre - RS)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...