.

.

Exército normatiza e produz dados geoespaciais para a Copa do Mundo 2014

Extrato da Carta Especial de Porto Alegre na escala de 1:2.000. Fonte: DSG, 2014

21/05/14

O Exército Brasileiro (EB) está atuando nas atividades de Defesa para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, junto às 12 cidades sedes e também nas subsedes. Para as atividades de planejamento, logística, coordenação e execução das operações da Força Terrestre estão sendo empregados Sistemas de Comando e Controle e Sistemas de Informações Geográficas (SIG), com a finalidade de maximizar o emprego de recursos e acompanhar a evolução situacional da tropa no terreno.

A 1ª Divisão de Levantamento, organização militar diretamente subordinada à Diretoria de Serviço Geográfico (DSG), sediada em Porto Alegre (RS), está apoiando, com dados geoespaciais atualizados, o Centro de Coordenação de Defesa de Área das cidades de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), bem como as subsedes Viamão (RS) e Foz do Iguaçu (PR).

As Prefeituras de Porto Alegre e Curitiba e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) forneceram suas bases cartográficas para comporem o SIG do Exército Brasileiro. Os dados geoespaciais dessas bases foram convertidos para a estrutura de dados desenvolvida pelo Exército Brasileiro, denominada de Especificação Técnica para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais de Defesa da Força Terrestre (ET-EDGV Defesa FT), que é uma expansão da ET-EDGV, versão 2.1.3, homologada pela Comissão Nacional de Cartografia (Concar).

Entre as características principais da ET-EDGV Defesa FT está a inclusão de classes cadastrais, que permite a utilização desta modelagem no mapeamento até a escala de 1:1.000, além de permitir análises de endereçamento e roteamento. Após a conversão foi realizada a reambulação, atividade in loco que tem a função de atualizar e complementar as feições e atributos previstos na ET-EDGV Defesa FT.

Exército normatiza e produz dados geoespaciais de Defesa para a Copa do Mundo 2014 Exército normatiza e produz dados geoespaciais para a Copa do Mundo 2014

Na ET-EDGV Defesa FT, as categorias são divididas em três classificações:

1) Cartografia Básica: engloba as categorias previstas na ET-EDGV, versão 2.1.3;

2) Cartografia Cadastral: Área Verde, Cultura e Lazer, Edificações, Equipamento Urbano, Estrutura de Mobilidade Urbana, Mobiliário Urbano, Classes Base da Cartografia Cadastral; e

3) Cartografia Temática: Endereçamento, Rede de Transporte, Rede de Serviços Públicos, Rede de Abastecimento de Água, Rede de Esgoto e Saneamento Básico, Rede de Esgoto Pluvial, Rede Elétrica, Classes de Defesa.

Sistema 3D

Além do SIG convencional em duas dimensões, também foi produzido um SIG 3D das regiões de interesse do EB. Tal produto tem por finalidade permitir uma melhor contextualização da consciência situacional para os tomadores de decisão, nos diversos níveis operacionais. Foram produzidas também cartas especiais em papel nas escalas de 1:25.000, 1:10.000, 1:2.000 e 1:1.000 nas regiões de interesse do EB nas cidades abordadas.

Todos os dados geoespaciais produzidos pela DSG serão disponibilizados para as prefeituras já na modelagem ET-EDGV Defesa FT.

Fonte: MundoGEO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...