.

.

Estrela da Copa, taça tem esquema de segurança digno de chefe de estado

A Taça Fifa mede 36,8 centímetros, pesa 6,175 quilos e é feita de ouro maciço 
18 quilates, com base de malaquita, pedra semipreciosa. - Wilton Junior/Estadão
13/05/2014

Quando chegar a São Paulo, no fim de maio, objeto contará com proteção extra da Polícia Militar

Ela pesa 6,175 quilos, distribuídos em 36,8 centímetros de altura. É feita de ouro maciço 18 quilates, tem seguro milionário e vira a menina dos olhos do planeta a cada quatro anos. Objeto de maior cobiça do mundo do futebol, a Taça Fifa tem em seu entorno um esquema de proteção digno de um chefe de Estado, tanto é que a entidade máxima do futebol se recusa a fornecer qualquer informação sobre as circunstâncias sob as quais o troféu é mantido no Brasil. Apenas alguns afortunados têm o privilégio de zelar pela taça da Copa do Mundo e conhecer seu roteiro quando ela não está à mostra para o público.

O capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Sérgio Marques, é um desses privilegiados. De visita pelas capitais brasileiras, o troféu aterrissa no Aeroporto Internacional de Guarulhos na noite do dia 28 de maio sob o olhar atento da PM. "Faremos todas as escoltas. Planejamos que dez policiais, distribuídos em três viaturas, e mais dez motocicletas farão o monitoramento da taça quando ela estiver indo para o hotel e para a exposição", conta Marques.

Exposto no estacionamento do Shopping Itaquera de 29 de maio a 1.º de junho, o troféu deve receber a visita de 15 a 21 mil curiosos por dia, estima a PM. "Estaremos com intensificação no policiamento no entorno do shopping, tanto no perímetro interno quanto no externo", detalha. Segundo Marques, a PM está preparada para a possibilidade de manifestações como as que aconteceram no último domingo, quando o Tour da Taça estava em João Pessoa. "Só vamos intervir caso tenha protesto violento. As forças táticas da região estarão atentas a isso também", esclarece.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...