.

.

Estrangeiros nos jogos da Copa 2014 em Porto Alegre

20/05/2014

Por Abdon Barretto Filho 

Porto Alegre, uma das doze cidades sedes dos jogos da Copa 2014 confirma os ingressos vendidos para os cinco jogos. São 243.530 ingressos, sendo 160.230 para brasileiros e 83.300 para estrangeiros, distribuídos entre os seguintes países: Argentina (18.522); Austrália (14.161); EUA (12.397); Alemanha (8.922); França (4.459); Holanda (3.000);Inglaterra (2.940);Coreia do Sul (2.058) ;Canadá (1813); Rússia (1.274) e outros países (13.754).

Observa-se que os argentinos e os australianos são os líderes dos visitantes e boa parte poderá ter acesso ao Brasil, via terrestre. No caso dos argentinos, geralmente passam por Uruguaiana. Quanto aos australianos, sabe-se que deverão passar pelo Uruguai, provavelmente entrando no Brasil por Livramento. Os visitantes dos outros países deverão utilizar os voos disponibilizados. A hotelaria e os serviços receptivos terão grandes oportunidades para apresentarem seus produtos turísticos: aspectos geográficos, históricos, culturais e equipamentos e serviços.

Os perfis prováveis dos visitantes são para jovens solteiros e famílias que aproveitam os jogos para realizarem suas férias de inverno. Antes e depois dos jogos deverão visitar outras cidades e estão interessados nos atrativos locais com padrões internacionais. Serão um bom período para realizações de campanhas promocionais, preparações dos serviços turísticos, principalmente os meios de hospedagem e restaurantes. É óbvio que vários serviços podem ser procurados durante as recepções dos fluxos de visitantes, a saber: postos de combustíveis; lanchonetes; supermercados; lojas de produtos locais, principalmente artesanatos e lembranças regionais; lojas térreas; centros comerciais; museus (deveriam ter horários alternativos nos dias anteriores aos jogos); casas de câmbios, entre outros. A comunicação é fundamental no atendimento e palavras em espanhol e em inglês são fundamentais. Caso contrário, o atendimento e os negócios podem ser perdidos. Na realidade, os visitantes terão disponibilidades para prolongarem suas visitas em nosso país e, principalmente entre os jogos, poderão ter interesses em conhecerem outras cidades além de Porto Alegre. Acredita-se que alguns estão consultando os serviços disponíveis na internet e elaborando seus roteiros.

Outros poderão ser sensibilizados pelas informações que serão disponibilizadas através de material promocional e das mídias que deverão ser utilizadas. Convém lembrar que o período da Copa do Mundo da FIFA 2014 será de 12 de junho a 13 de julho de 2014 e terá 64 jogos em 12 cidades. Serão 32 seleções competindo pelo prêmio mais cobiçado do futebol mundial: “Campeão Mundial da FIFA”.

Existe a expectativa que 3 bilhões de pessoas em todo o Planeta acompanharão os jogos, podendo gerar o interesse pelo Brasil, além do futebol. Centenas de jornalistas já estão realizando matérias especiais para os principais meios de comunicação. Alguns estão buscando os contrastes e explorando os fatos e dados dos nossos problemas sociais e econômicas. Outros estão descobrindo os destaques do nosso país que podem ser encontrados durantes suas visitas, principalmente a hospitalidade e alegria dos brasileiros. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...