.

.

Copa 2014: "Caminho do Gol" terá 90 atrações culturais em Porto Alegre

Caminho do Gol começará no Mercado Público (Foto: Igor Grossmann/Globoesporte.com)

19/05/2014

Iniciativa ocorrerá em toda a extensão da Avenida Borges de Medeiros e torcedores encontrarão decoração especial e grade de atrações em dias de jogos na capital

A 27 dias do primeiro jogo da Copa em Porto Alegre, o "Caminho do Gol" já tem trajeto e estações de apoio definidos. O percurso de 3,5 quilômetros da Avenida Borges de Medeiros que reunirá diversas atividades para os torcedores partirá do Mercado Público, no Centro da capital, em direção ao viaduto Dom Pedro I, próximo ao Estádio Beira-Rio. Durante a caminhada, os torcedores vão encontrar atrações culturais, serviços e uma decoração especial alusiva ao torneio. A estrutura, porém, só começará a ser montada poucos dias antes da partida entre França e Honduras, em 15 de junho, a primeira das cinco que a cidade sediará.

O trajeto será dividido em cinco estações principais: Mercado Público, Ponte de Pedra, Praça Izabel, Parque Marinha e Dom Pedro I (viaduto). A iniciativa funcionará nos dias dos jogos (15, 18, 22, 25 e 30 de junho). A Avenida Borges de Medeiros terá o sentido centro-bairro reservado para o fluxo de pedestres. A pista contrária estará com o trânsito liberado para veículos.

- Cada uma dessas estações terá um conteiner da prefeitura, que será todo decorado. Ali vão se concentrar espaços para serviços de saúde, segurança, voluntariado. E cada país que jogará aqui terá um serviço consular disponível para apoio ao turista - apontou o coordenador do projeto, Maurício 

Caminho do Gol tem plano definido em Porto Alegre (Foto: Divulgação / Prefeitura)

A decoração do "Caminho do Gol" inclui itens como cartazes alusivos às seleções que jogarão na cidade, totens e bandeirolas. Já os nomes das 90 atrações que ser apresentarão no local ainda não estão definidos. A ideia é que sejam artistas conectados com a cultura local, desde grupos circenses e de teatro de rua até músicos individuais. Segundo Maurício Nothen, o projeto foi inspirado em iniciativa semelhante, realizada na Copa da África do Sul, em 2010. 

Uma das estações será na área da Ponte de Pedra (Foto: Igor Grossmann/Globoesporte.com)

- O caminho partiu de uma ideia da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), baseada no que aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul. Lá, eles fizeram um caminho desde o centro até o estádio. E nós temos essa coincidência geográfica, de uma reta entre o Centro e Beira-Rio, e achamos que caberia fazer algo semelhante. Esse trecho congrega a maioria das atividades Copa do Mundo em Porto Alegre, como Fan Fest e Acampamento Farroupilha. Vai servir como uma forma de integrar essas ações e abrir um espaço para convivência de público local e turistas.

Na área da alimentação, o torcedor contará com serviços dos comerciantes locais e ambulantes credenciados pela prefeitura. Segundo os organizadores, as atividades começarão sempre às 10h, mas o término da grade cultural dependerá do horário dos jogos. 

A intenção é que, após a partida, novas atrações possam levar o público de volta para o eixo do Centro da cidade.

> Confira os cinco jogos da Copa em Porto Alegre:

15/06 - França x Honduras
18/06 - Austrália x Holanda
22/06 - Coreia do Sul e Argélia
25/06 - Nigéria e Argentina
30/06 - 1° do Grupo G x 2° do Grupo H

Caminho do Gol acontecerá na extensão da Borges de Medeiros 

(Foto: Igor Grossmann/Globoesporte.com)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...