.

.

Copa 2014: acampamento em Porto Alegre espera 400 mil visitantes

Construções de piquetes e galpões devem ser encerradas até 10 de junho 

(Foto: Renan Silveira/Globoesporte.com)

22/05/2014

Aposta para difundir cultura gaúcha durante o evento, Acampamento Farroupilha deve ter montagem de piquetes e galpões concluída no dia 10 de junho

A 24 dias do primeiro jogo da Copa em Porto Alegre, o Acampamento Farroupilha especial para o evento começa a tomar forma no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho com o aumento no ritmo das construções de piquetes e galpões. A expectativa dos organizadores é de que até 400 mil pessoas frequentem a atração, que terá o papel de difundir a cultura e as tradições gaúchas aos visitantes durante o evento.

O prazo para a conclusão das obras é dia 10 de junho, cinco dias antes do primeiro jogo na capital, entre França e Honduras. Por enquanto, apenas os espaços de patrocinadores estão em construção. A montagem dos piquetes dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e de outras entidades tradicionalistas começa apenas na sexta-feira. Mas as estruturas de madeira já dão ares de campo ao parque da capital.

De acordo com o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal da Cultura, Giovane Tubino, uma das apostas para atrair os visitantes, principalmente os estrangeiros, é a intensa programação de eventos, shows e espetáculos, além das mais de 300 oficinais que serão oferecidas no local. As atrações terão enfoque em arte, cultura e atividades campeiras.

- Ainda não definimos a programação cultural, mas teremos rodeio, shows musicais e oficinas temáticas. O principal objetivo é mostrar nossas comidas típicas como churrasco, chimarrão, tudo para dar um tratamento especial aos turistas - detalha Tubino.

Diferentemente das edições tradicionais, que ocorrem anualmente no mês de setembro, o Acampamento da Copa contará com 83 piquetes montados, pouco menos de 25% dos 390 instalados no mês da Semana Farroupilha. Toda a estrutura, no entanto, será mantida para o Acampamento Farroupilha oficial, dois meses depois.

Montagem dos piquetes deve se intensificar a partir 
de sexta-feira (Foto: Renan Silveira/Globoesporte.com)
A redução de tamanho não assusta os comerciantes, que já iniciam a montagem de seus galpões. 

- Ninguém sabe muito como vai ser. É um evento, um ritmo diferente do Acampamento de setembro. Mas a expectativa é boa. Não sei se vai vingar, mas estou esperançoso, depende de como estará o tempo, já que será no inverno - diz José Carlos Gatto, 58 anos, que já começou a instalar seu comércio no parque.

Para evitar que intempéries como a chuva deixem o terreno embarrado e tornem acampamento menos atrativo para os visitantes, Tubino diz que melhorias estão sendo realizadas na infraestrutura do local. 

- Estamos trabalhando nisso já. Sabemos que é inverno e sempre é chuvoso e úmido, mas mesmo no frio o pessoal vai estar aqui por causa da Copa - frisa.

A abertura oficial do Acampamento da Copa será no dia 12 de junho, às 9h. Em dia de jogos em Porto Alegre, o parque ficará aberto das 9h até a meia-noite. Nos demais dias, das 10h às 22h. Nos finais de semana, no entanto, o horário de fechamento será às 2h da madrugada. O encerramento será no domingo da final da Copa, dia 13 de julho.

Acampamento vai oferecer atrações da cultura gaúcha durante a Copa 

(Foto: Renan Silveira/Globoesporte.com)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...