.

.

Copa 2014: Voluntários podem selecionar datas para atuação

30/05/2014 

Até esta sexta-feira, 30, o portal do Brasil Voluntário (brasilvoluntario.gov.br) disponibiliza a ferramenta de agendamento, em que o participante indicará, a partir da área escolhida na ocasião da inscrição, no mínimo sete e no máximo 15 dias para participações durante o Mundial. O tempo máximo de atuação de cada voluntário será de quatro horas diárias. Aqueles que não concluírem os agendamentos serão alocados automaticamente de acordo com as áreas escolhidas.

O treinamento presencial do programa terminou no último sábado, 24, com o módulo Integração. Realizado no Campus Central da Ufrgs, os voluntários participaram de atividades dinâmicas, divididas em grupos. Os grupos tinham que desenvolver organização e planejamento pra cumprir as tarefas.

O contato com os turistas não visa apenas informá-los, mas também integrá-los à cultura da cidade, uma ação que servirá como aprendizado aos voluntários. O coordenador do Brasil Voluntário da Secretaria Municipal da Juventude, Márcio Gilberto Silva de Souza, acredita no potencial de cada participante. "Os turistas ganham uma recepção calorosa, os voluntários ganham qualificação e conhecimento e a cidade fica com este legado para o futuro. A participação não é medida em números, mas sim na capacidade de cada voluntário de integrar-se a este momento histórico que é a Copa do Mundo", ressaltou, lembrando que a etapa atual, de organização do trabalho é fundamental para o sucesso do programa.

Os módulos anteriores abordaram os temas Turismo, Segurança e Primeiros Socorros e Mobilidade. Aqueles que não participaram do treinamento serão convocados e poderão participar do voluntariado. O programa faz parte das ações coordenadas pelo governo federal para a preparação da Copa do Mundo 2014 e tem como objetivo selecionar pessoas que atuem como facilitadores para os turistas que chegam às cidades-sede durante o evento esportivo. 

Os voluntários atuarão em 15 pontos da cidade, como o Aeroporto Internacional Salgado Filho e a Estação Rodoviária, onde haverá equipes 24 horas por dia. Além disso, estarão presentes no entorno do Estádio Beira-Rio, Mercado Público, Usina do Gasômetro, FanFest, Praça da Alfândega, Centro Aberto de Mídia, Parque Farroupilha (Redenção), Praça da Matriz, shoppings Praia de Belas e Barra Shopping, Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), Parque Moinhos de Vento (Parcão), Cidade Baixa e estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...