Copa 2014: Postos de combustíveis oferecem informações turísticas

Prefeito destacou que maior número de turistas chegará à Capital de automóvel
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

27/05/2014 

O prefeito José Fortunati participou, na tarde desta terça-feira  27, da solenidade de lançamento do primeiro Ponto de Orientação e Informação Turística (POINT) em postos de combustíveis de Porto Alegre. O ato ocorreu na loja de conveniências da rede Vip, localizado na rua Casemiro de Abreu,1216, no bairro Bela Vista. O secretário Municipal do Turismo, Luiz Fernando Moraes, destacou a iniciativa inédita entre as cidades-sede da Copa 2014, que caracteriza a disposição em manter parcerias entre a iniciativa privada e poder público. “Um dos legados da Copa também foi despertar a certeza de que o turismo é uma possibilidade real para o desenvolvimento social e econômico da cidade”, ressaltou. 

Representantes de 20 postos formalizaram adesão a iniciativa firmada entre Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e Sulpetro - Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do RS para a instalação de POINTs em suas lojas de conveniência. O prefeito destacou que o maior número de visitantes chegará à Capital de automóvel. Outros turistas, mesmo utilizando transporte aéreo, também deverão alugar veículos. “Então, não resolve ter simplesmente um posto de atendimento no Aeroporto, ou alguns mais no Centro da cidade. Por isso, agradeço e valorizo esta iniciativa que, além dos serviços tradicionais, oferecidos em postos de combustíveis, oferece informação qualificada ao turista que nos visita”, disse Fortunati. 

O representante dos Postos de Combustíveis Parceiros, André Gevaerd, da rede Vip, alertou que a parceria com o município deverá permanecer após o encerramento do Mundial. “É uma alternativa importante para a nossa cidade e tenho certeza de que outras deverão se repetir em seguida”. O presidente do Sulpetro – Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Estado do Rio Grande do Sul, Adão Oliveira, disse que os porto-alegrenses conquistavam um importante apoio para divulgar seus muitos espaços turísticos. “Estão todos de parabéns pela alternativa encontrada em conjunto e que vai render bons frutos a partir de agora”, assegurou.

Além da Vip, com que adotará POINTs em 12 postos, participam da iniciativa as redes Savar, com um posto, e Buffon, com quatro pontos de revenda, e os postos Diário de Notícias, Dioga, Abastecimento Garagem SS e BRzinho. Com esses 20 postos, a informação turística se descentraliza para mais 13 bairros da cidade, amplia pontos em outros três e chega também à BR-290, em Eldorado do Sul. A iniciativa também integra as ações da prefeitura para bem receber os turistas que virão à Capital durante a Copa do Mundo de 2014.

Capacitação - O secretário de Turismo, explicou que mais de 300 pessoas receberam capacitação oferecida gratuitamente pela Escola Social de Turismo, da SMTUR. Frentistas e atendentes recebem noções básicas sobre a atividade turística, hospitalidade e informações atualizadas dos principais atrativos da cidade. Aos participantes são entregues ainda apostilas com amplo conteúdo sobre os serviços receptivos da cidade, atrativos, roteiros entre outras opções de lazer e também guias básicos de idiomas em inglês e espanhol.

Também participaram da assinatura do Termo de Cooperação os representantes das Redes de Postos: Abast. Garagem S/S Ltda, Posto de Combustíveis e Serviços BRZinho Ltda, Garagem Getulio Vargas Ltda, Dioga Revendedora de Óleos e Gasolina Ltda, Comercial Buffon Combustíveis e Distribuidora de Combustíveis Savar Ltda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...