.

.

Copa 2014: Ministério aprova proposta para estacionamento

Prefeitura buscou alternativa para viabilizar 900 vagas junto ao Beira-Rio
Foto: Wesley Santos/Divulgação PMPA

21/05/2014 

O Ministério dos Esportes aprovou o projeto apresentado pela prefeitura para viabilizar o estacionamento no entorno do estádio Beira-Rio. O prefeito José Fortunati recebeu a confirmação na tarde desta terça-feira, 20. O Executivo municipal encaminhou na semana passada ao ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, correspondência informando que a área referente à montagem das estruturas temporárias está em fase final de conclusão e solicitando que o projeto destinado à área de estacionamento de 1.400 vagas seja separado em três etapas.

“O objetivo era executar o projeto original, mais adequado. Diante do impasse envolvendo os responsáveis pelo entulho das obras do estádio, buscamos a melhor alternativa para solucionar a questão e viabilizar as 900 vagas naquela área, garantindo espaço para as pessoas com deficiência”, afirmou Fortunati. Nesta quarta-feira, 21, às 10h, o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, fará vistoria no local que receberá o estacionamento para definir as primeiras providências de compactação do entulho e preparação da base, acompanhado do coordenador da Comissão Especial de Obras e Patrimônio do Internacional, Emidio Ferreira. 

A proposta – Pelo novo projeto, a instalação da área de estacionamento de 1.400 vagas será dividida em três etapas. De acordo com Schmitt, a primeira etapa é referente ao pavimento das estruturas temporárias da Fifa, que está praticamente pronta. A segunda etapa refere-se ao pavimento destinado à Fifa, onde, das 1.400 vagas previstas, serão disponibilizadas 500 vagas, sendo que o local já está liberado pela prefeitura para pavimentação. Quanto à terceira etapa, serão disponibilizadas mais 900 vagas (área da prefeitura onde estão os resíduos da reforma do estádio Beira-Rio). As 100 vagas reservadas a pessoas com necessidades especiais estão incluídas nesse espaço.

O entrave para avanço da instalação do estacionamento envolve os resíduos de construção da obra de reforma do estádio Beira-Rio. Como a retirada não aconteceu, a prefeitura propôs alternativa para permanência dos resíduos, mediante o estabelecimento de uma área em platô, adjacente ao remanescente do estacionamento, o qual se encontra em execução.

A estratégia de execução do estacionamento no prazo para Copa 2014, visando ao atendimento do número de vagas em sua totalidade, necessitará a adoção de serviços básicos de compactação que garantam o tráfego de veículos. O material asfáltico utilizado virá da fresagem das obras de pavimentação dos corredores BRT. Posteriormente ao evento esportivo, serão executados os ajustes do projeto de pavimentação.

Com a autorização do Ministério dos Esportes, será posível atender às exigências da Fifa quanto à disponibilização de 900 vagas, mas a conclusão do projeto será pós-Copa 2014, em data a ser definida.

Principais atrações do TERRITÓRIO DA COPA - EXPERIÊNCIA PORTO ALEGRE

Caminho do Gol - Caminho preferencial de pedestres, parte do Centro Histórico pela avenida Borges de Medeiros, em direção ao estádio Beira-Rio, com 3,5 quilômetros de extensão. Nos cinco dias de jogos na Capital, terá atrações culturais, instalações consulares, alimentação e atendimentos em saúde, segurança e informações turísticas.

Acampamento Farroupilha Extraordinário - Voltado para a divulgação das tradições e do folclore gaúchos durante a Copa, reunirá 86 piquetes, além de feira de artesanato indígena, demonstrações campeiras, área de convivência com palco de espetáculos, praça de alimentação e oficinas. Será realizado de 12 de junho a 13 de julho.

Fifa Fan Fest - Às margens do Guaíba, o Anfiteatro Pôr do Sol receberá ampla infraestrutura de atrações e serviços com capacidade para receber até 20 mil pessoas. O público aproveitará shows locais e nacionais, com mais de 60 atrações. O espaço será acessível a portadores de deficiência. Haverá praça de alimentação e atendimento especial para turistas. 

Centro Aberto de Mídia - Uma parceria da Prefeitura com os governos estadual e federal, irá proporcionar infraestrutura de trabalho para profissionais de imprensa não credenciados pela Fifa. O espaço terá banda larga e internet sem fio, estúdios de rádio e TV e televisores para transmissão dos jogos, além de banco de pautas e programação de coletivas. Será aberto de 10 de junho a 2 de julho.

Outras informações sobre programação e serviços de Porto Alegre durante a Copa:
PoA App: aplicativo em três idiomas, apresenta guia local com informações geolocalizadas. Pode ser baixado na App Store e na Google Play. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...