Copa 2014: Campanha de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes

22/05/2014

A campanha de combate à prática da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (ESCCA) será lançada oficialmente nesta segunda-feira, dia 26 de maio, na Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), às 9h, e percorrerá 11 cidades brasileiras até o fim dos jogos da Copa do Mundo (Rio, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Natal, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus e Recife).

Cinco destas cidades (Rio, São Paulo, Salvador, Fortaleza e Natal) lideram o ranking da prática nociva aos jovens e crianças, segundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Na ocasião do lançamento, o tema será debatido pela ONG Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH) e o programa ViraVida, desenvolvido pelo Conselho Nacional do Sesi e contará também com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti.

O momento da Copa do Mundo sediada no país é oportuno para circulação da campanha, uma vez que a expectativa da chegada de cerca de 3,7 milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros, e as situações de prática de abuso infantil tornam crianças e adolescentes mais vulneráveis.

O dado é da Matriz Intersetorial e Copa do Mundo, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), organizado a partir dos dados do Disque 100, mecanismo de denúncia anônima da SDH para violações de direitos humanos, no qual os principais casos registrados são de exploração sexual da criança e adolescente.

Com peças gráficas, audiovisuais e digitais, a campanha terá como padrinho o ex-jogador Jorginho, que foi lateral direito da Seleção Brasileira campeã do Mundo em 1994.

Entre as peças da campanha, destacam-se a produção de três vídeos – com versões de 15″ e 30″ –, um hotsite, páginas nas redes sociais twitter e facebook, além de cartazes e cartões postais que serão fixados em bares e restaurantes das principais cidades-sede.

 A instituição também produziu 120.000 exemplares de um ‘Guia do Torcedor’, no qual se destacam uma entrevista exclusiva com Jorginho, informações sobre ESCCA, tabela de jogos e dicas para o turista aproveitar esse grande evento respeitando os direitos infanto-juvenis.

 Os guias serão distribuídos durante as partidas de futebol do torneio perto de estádios e aeroportos, como explicou Tatiana Moura, diretora executiva do Instituto Promundo.

Sobre o Promundo

O Promundo é uma organização brasileira com escritórios no Rio de Janeiro, no Brasil; em Washington, nos Estados Unidos; em Kigali, em Ruanda, e em Coimbra, Portugal, que trabalha em rede para promover masculinidades não-violentas e relações de gênero equitativas por meio de pesquisas, programas e intervenções políticas.

Fonte: CBF

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