.

.

Ministério da Saúde promove ações de incentivo à prática de exercício nas cidades-sedes da Copa

Foto: Blue Images/Corbis

06/04/2014

No Dia Mundial da Atividade Física, lembrado neste domingo (6), o Ministério da Saúde, em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio), promoverá uma série de ações nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da prática regular de exercícios como forma eficaz de evitar doenças e mortes.

A partir deste domingo, serão realizadas ações com foco em promoção da atividade física em Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Natal (RN) e Curitiba (PR). São esperadas mais de 30 mil pessoas. A ideia é aproveitar a data - e também a proximidade de um evento esportivo da magnitude da Copa do Mundo – para sensibilizar a população sobre a importância de promover hábitos saudáveis de vida, como manter uma alimentação saudável e praticar exercícios pelo menos três vezes por semana.

Com o tema “Quem busca qualidade de vida não pode ficar parado”, em alusão ao projeto Sesc “Move Brasil”, serão realizadas práticas corporais e de lazer, como caminhada, passeio ciclístico, jogos e dança, práticas de alimentação saudável, de higiene e saúde bucal, de prevenção da dengue, de consumo de cigarro, álcool e drogas, de violência e acidentes e distribuição de material educativo.

Sedentarismo – Segundo dados do Ministério da Saúde (Vigitel - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), em 2012, 36,8% da população adulta das capitais praticavam exercícios. O índice é maior que o de três anos atrás (32,6%), o que aponta para uma tendência de aumento deste hábito.

A prevalência da inatividade física em pessoas acima de 18 anos é um dos indicadores utilizados pelo Ministério para monitorar fatores de risco para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como câncer, hipertensão e diabetes. De acordo com dados de um estudo divulgado em 2012 pelo periódico The Lancet, o sedentarismo já responde pela redução da expectativa de vida da humanidade de forma tão significativa quanto o tabagismo e a obesidade. São estimadas cinco milhões de mortes por ano em todo o mundo por conta do sedentarismo.

Esse levantamento traçou um perfil da prática de atividade física no mundo e apontou que, no Brasil, 49% da população está inativa, ou seja, realiza menos de 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana. A pesquisa ainda revelou a situação de inatividade física de outros países como Argentina 68,3%, Congo 48,6%, Emirados 62,5%, Estados Unidos 40,5%, México 37,7%, Portugal 51% e Japão 60,2%.

Segundo a Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, conseguir aumentar o nível de atividade física entre a população é fundamental para reduzir mortes e agravos. “A prática da atividade física de forma regular é benéfica à saúde e o aumento dos níveis identificados no Vigitel contribui na prevenção de doenças crônicas”, explicou.

Confira abaixo a programação de domingo (6) nas 12 cidades-sede:

BRASÍLIA

Local: SESC Ceilândia – QNN 27, Lote B, Ceilândia Norte
Horário: 9h – Abertura com participação de representantes do SESC regional, governo do GDF, Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde e Administração de Ceilândia.
Atividades: apresentação musical da banda do Corpo de Bombeiros, 6ª Copa Jiu–Jitsu de Ceilândia, atividades físicas, pintura livre, balão-mania, cama-elástica e ações educativas na área de saúde.

PORTO ALEGRE*

Local: Parque da Redenção, próximo ao estacionamento
Horário: a partir das 10h
Atividades: Teatro, música, dança, atividade física, academia da saúde, brinquedos, jogos, nutrição saudável, emagrecimento com saúde, rodas de conversa, palestras, orientações em saúde e qualidade de vida.
*Em caso de chuva o evento será cancelado.

CUIABÁ

Local: Avenida Desembargador Milton Figueiredo
Horário: concentração 6h30min
Atividade: Corrida “Bom Jesus de Cuiabá”.

SÃO PAULO

Local: concentração em frente ao Vão do Masp - Avenida Paulista
Horário: 8h
Atividades: Caminhada do Agita São Paulo e CELAFISCS

MANAUS

LocaL: calçadão da Praia da Ponta Negra
Horário: 7h
Atividades: palco com atividades físicas (aeróbica, macro ginástica, aula de ritmos, step, jump, etc). Pilates, fisioterapia com orientação postural e shantala para bebês; educação no trânsito para crianças; prevenção ao tabagismo; alimentação saudável e nutricional e saúde bucal, entre outros.

FORTALEZA

Local: Parque do Cocó
Horário: a partir das 7h
Atividades: alongamento, capoeira, Tai Chi Chua, massoterapia, atividades educativas como orientação nutricional, prevenção a dengue e ao tabagismo, saúde bucal.

NATAL

Local: Chegada ao Parque das Dunas
Horário: 9h Haverá caminhada até o local, partindo às 7 horas, do IFRN.
Atividades: recreação para crianças, apresentação da banda da Polícia Militar e da Marinha; apresentações artísticas, aula de dança e atividades de promoção à saúde e de combate ao mosquito da dengue.

RIO DE JANEIRO

Local: há atividades simultâneas na Praia Vermelha, no IAPI da Penha, na Vila Olímpica da Mangueira, no SESC de Madureira, no Parque dos Atletas e na Vila Olímpica Mestre André.
Horário: a partir das 8h
Atividades: alongamento, orientação de cuidados com a saúde e atividades físicas em geral.

CURITIBA*

Local: Praça Nossa Senhora da Salete
Atividades: ações de atividade física
Horário: A partir das 8h

BELO HORIZONTE:

Local: Parque Municipal
Horário: a partir das 9h. Haverá caminhada até o local, partindo às 8 horas, partindo da Praça da Estação.
Atividades: alongamento, aula de alongamento, atividades físicas, apresentações culturais, atividades recreativas e feira de adoção de animais* (a partir das 10h)

SALVADOR

Local: Sesc Bahia
Horário: 8h
Atividades: Sessão de alongamento, Caminhada Agita Bahia, Apresentação teatral: Xô Xô Dengue! Aulas de Ritmos SESCm avaliação Física, atividade lúdicas para crianças e orientações sobre saúde

RECIFE

Local: faixa de areia próximo ao SESC
Horário: a partir das 8 horas. Haverá caminhada até o local, partindo às 7 horas, da Pracinha de Boa Viagem.
Atividades: jogos esportivos, badminton, jogos recreativos, demonstração de futebol americano na areia, massagem, vôlei sentado, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...