.

.

Porto Alegre inicia preparação dos voluntários para a Copa 2014

Prefeito José Fortunati no início do Treinamento Capacitação Presencial do Programa Brasil Voluntário 
Foto: Luciano Lanes / PMPA

27/04/2014

Iniciou-se neste sábado, 26, no ginásio Tesourinha, o treinamento presencial dos voluntários que irão atuar em 15 pontos da cidade de Porto Alegre durante a Copa 2014. Eles irão contribuir na orientação de milhares de turistas que visitarão a Capital durante os 30 dias do Mundial de futebol, que começa no mês de junho. (fotos)

O prefeito José Fortunati, com os secretários municipais de Turismo, Luiz Fernando Moraes, e da Juventude, Luizinho Martins, participou do evento de preparação de um grupo de 1,2 mil pessoas selecionadas pelo Programa Brasil Voluntário. "O sucesso do evento em Porto Alegre depende do acolhimento dos turistas que andarão pela cidade, sejam eles estrangeiros ou brasileiros. Estamos trabalhando para dar uma atenção devida a quem irá nos visitar", afirmou Fortunati.

Em seu pronunciamento, Fortunati falou ainda do desafio dos voluntários em divulgar os diferenciais da cidade. “É a oportunidade para que a gente possa projetar nossa cidade ao mundo todo, mostrando as riquezas de Porto Alegre. A gente menospreza o valor cultural, histórico, ambiental que a cidade tem. Nós temos coisas maravilhosas que deixamos de potencializar".

Conforme o coordenador do Programa Brasil Voluntário da Secretaria Municipal da Juventude (SMJ), Márcio Gilberto Silva de Souza, o treinamento presencial segue até o final de maio, em quatro módulos, sempre aos finais de semana, com instruções sobre turismo e mobilidade, no entorno do estádio, e orientações de primeiros socorros, segurança e integração. Terminada essa etapa, será feita a seleção final, que convocará os 859 voluntários para atuar na Copa do Mundo. 

A funcionária pública aposentada Jair Padilha, 76 anos, é uma das inscritas no programa e aguarda ansiosa para auxiliar os turistas. “Me inscrevi para trabalhar com idiomas, tenho espanhol fluente, mas pretendo ajudar no que for necessário”, disse a voluntária.

Pela manhã, os presentes assistiram à palestra "Preparando a cidade para bem receber". O secretário do Turismo ressaltou a importância do evento para Porto Alegre. “É um momento único para todos, e os turistas levarão a experiência para o resto da vida. Temos que recebê-los bem para que retornem à nossa cidade. O turismo é um importante fator de desenvolvimento para uma cidade”, ressaltou Moraes. 

Os participantes terão seguro de vida em grupo durante o período, locomoção de casa até o local onde atuarão, vale-alimentação no valor de R$ 20,00 e uniforme (camisetas, mochila, boné, calça e abrigo com capuz).

O Brasil Voluntário faz parte das ações coordenadas pelo Governo Federal na preparação da Copa 2014 e tem por objetivo selecionar pessoas que atuem como facilitadores para os turistas que vêm às cidades-sede durante o evento esportivo.

Pontos de atuação – Os voluntários atuarão em 15 pontos da cidade, como o Aeroporto Internacional Salgado Filho e a Estação Rodoviária, onde haverá equipes 24 horas por dia. Estarão presentes também no entorno do Estádio Beira-Rio, Mercado Público, Usina do Gasômetro, FanFest, Praça da Alfândega, Centro Aberto de Mídia, Parque Farroupilha (Redenção), Praça da Matriz, shoppings Praia de Belas e Barra Shopping, Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), Parque Moinhos de Vento (Parcão), Cidade Baixa e estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...