.

.

Fundação Iberê Camargo oferece bolsa de estudo para artistas na Espanha e Alemanha

Künstlerhaus Bremen - Foto: Kunstlerhaus Bremen
23/04/2014

O edital da 14ª Bolsa Iberê Camargo 2014, uma das principais residências em Artes Visuais do País, será lançado na próxima quinta-feira (24), às 19h, no auditório da Fundação Iberê Camargo. Nesta edição, artistas brasileiros serão contemplados com dois meses de residências internacionais na Casa de Velázquez, em Madri, Espanha, e em Künstlerhaus Bremen, em Bremen, na Alemanha, no período de 15 de outubro a 15 de dezembro deste ano. A instituição também vai estimular o aprimoramento de artistas brasileiros ou estrangeiros com residência comprovada há mais de 05 (cinco) anos no País, com uma terceira residência de duas semanas para participar do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, em Porto Alegre. A Bolsa vai, ainda,  selecionar seis artistas para criarem trabalhos inéditos que serão amplamente divulgados no site da Fundação Iberê Camargo.  Todos selecionados receberão bolsa-auxílio e passagens aéreas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 27 de julho pelo site www.iberecamargo.org.br/bolsa. Mais informações pelo telefone (51) 3247.8000 ou pelo e-mail bolsa@iberecamargo.org.br.

No evento de lançamento, os artistas Jander Rama, Mariana Xavier e Ana Tomimori, bolsistas de edições anteriores, irão dividir a sua experiência com o público. Laura Cogo, produtora cultural da Fundação, vai apresentar os locais para residência e orientar sobre a elaboração do portfólio e do projeto. É pré-requisito para participar ter realizado, no mínimo, três exposições individuais ou coletivas e dominar o idioma exigido pela instituição escolhida.  Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 5 de setembro.

Cronograma
Inscrições: De 28 de abril a 27 de julho de 2014.
Júri: De 01 a 03 de setembro de 2014.
Divulgação dos contemplados: 05 de setembro de 2014.

Mais sobre a Bolsa Iberê Camargo
A Bolsa Iberê Camargo proporciona aos residentes uma imersão em sua produção e o aperfeiçoamento de suas habilidades, a partir da realização de um projeto em um importante centro de arte no exterior. Criada em 2001 com o objetivo de fomentar a produção artística contemporânea do Brasil, a iniciativa já selecionou, até o momento, mais de 20 artistas para participar dos programas de intercâmbio. Ao longo de sua existência se consolidou como uma das mais importantes iniciativas do gênero, estabelecendo um fluxo cultural e uma importante rede de trocas e experiências entre a produção artística nacional e a internacional. Os selecionados já foram contemplados com temporadas de estudo nos Estados Unidos, França, Inglaterra, Portugal, França, Estados Unidos, México, Uruguai e Argentina. No ano do 10º. aniversário, foi realizada a exposição Convivências: Dez anos da Bolsa Iberê Camargo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...